Notícias Corporativas

Evento promove surfe para pessoas com deficiência

Evento promove surfe para pessoas com deficiência
Evento promove surfe para pessoas com deficiência
Idealizado pelo para-surfista, Taiu Bueno, o encontro leva equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida às praias do RJ e SP

Considerado um dos maiores surfistas de ondas grandes do mundo, o brasileiro Taiu Bueno, teve que interromper a carreira após um acidente em que lesionou a medula espinhal em 1991. O atleta, que passou a se locomover com cadeira de rodas, não abandonou os mares e passou a surfar com uma prancha adaptada para PcD. Agora, o esportista inspira outras pessoas com deficiência a não desistirem do sonho de surfar através do evento Dream Challenger, que levará equipamentos adaptados para praias do sudeste entre junho e setembro.

Em todas as edições, os participantes inscritos vão contar com o atendimento de equipes especializadas e uniformizadas em tendas na praia. Além das pranchas adaptadas, o evento ainda contará com cadeiras anfíbias, também utilizadas para facilitar o contato de pessoas com mobilidade reduzida com o mar.

A tour do Dream Challenger, terá início em Niterói, no Rio de Janeiro, na Praia do Forte Imbuhy, nos dias 8 e 9 de junho, e para participar é preciso se cadastrar no link disponível no instagram do evento (@dream_challenger_project). Em seguida, o evento passará pelo Arpoador (29 e 30/06), Recreio (27 e 28/07), Paraty na Praia do Pontal (24 e 25/08) e terminará no litoral paulista em setembro, em Ubatuba (21 e 22/09).

“Com a ajuda dos amigos Jorge Pacelli (shaper e big rider) e Neco Carbone (shaper), desenvolvemos esta prancha e adaptamos para atender a diversas pessoas com dificuldade de mobilidade total ou parcial. A prancha foi criada pelo shaper e big rider Jorge Pacelli, que adaptou um bebê conforto em uma prancha de stand-up para levar seu filho Koa quando ele tinha apenas 1 ano e meio, hoje ele está com 13 anos. Esta prancha, que vou utilizar hoje e que todos que estarão no evento poderão experimentar, é fabricada pela G-Zero”, explica.

Segundo Taiu, o objetivo principal do evento é compartilhar a alegria que sentiu quando pode voltar a surfar mesmo com a paralisia de braços e pernas, como é o seu caso. “O evento já acontecia nas praias do Guarujá, litoral paulista, e agora conseguiremos levar essa experiência para outras praias de São Paulo e Rio de Janeiro, inicialmente”, comemora.

“Desde 2015 existem circuitos mundiais de surfe adaptado ou para-surfe, ou seja, apesar de novo, já é um esporte de nível competitivo. Por isso, também é importante apresentar a prática para outros PCDs e os desafiamos a sonhar, quem sabe não incentivamos o próximo campeão ou campeã mundial? No entanto, o mais fundamental é proporcionar a alegria de voltar a ter contato com o mar, ou, em alguns casos, de sentir as ondas pela primeira vez”, complementa Bueno.

A tour do Dream Challenger conta com o apoio patrocínio da Repsol Sinopec Brasil através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e para mais informações sobre as inscrições, basta acompanhar o instagram @dream_challenger_project.

Serviço:

Dream Challenger Tour

Datas: Niterói – Praia do Forte do Imbuhy (8 e 9 de junho)
Rio de Janeiro – Praia do Arpoador (29 e 30 de junho)
Rio de Janeiro – Praia do Recreio (27 e 28 de julho)
Paraty – Praia do Pontal (24 e 25 Agosto)
Ubatuba – Praia do Perequê-Açú (21 e 22 de setembro)Horário: Sábados – 9h às 15 | Domingos – 9h às 14h

 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI