Destaque Policial

Deputada Mabel pede regulamentação de leis em prol das mulheres

Deputada Mabel Canto (PSDB) e as demais deputadas, estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) nesta terça-feira (25).
Deputada Mabel Canto (PSDB) e as demais deputadas, estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) nesta terça-feira (25).
Deputada Mabel Canto (PSDB) e as demais deputadas, estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) nesta terça-feira (25).

A líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Mabel Canto (PSDB) e as demais deputadas, estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) nesta terça-feira (25), onde entregaram ao secretário de estado, Hudson Leôncio Teixeira, uma solicitação para que leis estaduais, que tratam do combate à violência contra a mulher, sejam regulamentadas no Estado.

Entre as leis a serem regulamentadas estão, a lei nº 20.234/ 2021, que institui a “Campanha Estadual 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a lei nº20.595/2021, que cria o “Código Sinal Vermelho”, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.

O documento ainda pede a regulamentação da lei n° 20.961/2022, que torna obrigatória a divulgação do serviço Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), da lei nº 21.214/2022, que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná e da lei nº 21.222/2022, que institui o “Dia de Combate ao Assédio Institucional contra Mulheres”.

Leia também:
Lago de Olarias recebe evento de pesca esportiva no dia 1º de maio

A deputada Mabel Canto disse que “a Bancada Feminina saiu contente da reunião ao ver as medidas anunciadas para o combate da violência contra às mulheres” e que a “Bancada está a disposição da Secretaria, mas que cobrará ações, como as delegacias da mulher 24h no Paraná”.

Na oportunidade, o secretário Hudson informou que existe a formação de um grupo de trabalho voltado à temática da mulher, que buscará o cumprimento das legislações mencionadas no documento entregue pela parlamentar, dentro das possibilidades orçamentárias e de acordo com o efetivo de policiais civis e militares em atividade.

O secretário também anunciou a criação do Programa Mulher Segura, que busca promover ações no combate à violência contra a mulher, como a captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Mabel também agradeceu a presença das deputadas Cloara Pinheiro (PSD), Flávia Francischini (PL), Marli Paulino (SD), Mara Lima (REP), Márcia Huçulak (PSD) e Cristina Silvestri (PSDB) na visita à SESP.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão