Após projeto de Lei que visa retirar 5% de recursos do Sesc e Senac para destinar a Embratur, um abaixo-assinado foi realizado para ir contra a aprovação do projeto no Congresso Nacional.
O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, por meio dos artigos 11 e 12, inclusos no Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023.
Impactos
Com esta redução do orçamento, os defensores alegam que pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.
No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer e cerca de 2 mil apresentações culturais deixariam de ser realizadas.
No caso do Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidos. Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.
Mais de 750 mil pessoas já assinaram digitalmente o abaixo-assinado. Para participar, clique aqui.
Leia também: Ocupação Ericson Duarte recebe desembargador e apresenta projeto de construção de novas casas
Com informações da Agência Brasil