Paraná

Alexandre Curi assumirá a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná em 2025

Deputado_Alexandre_Curi_durante_Sessão_Plenária_na_Assembleia_Legislativa_do_Paraná Boca no Trombone Deputado_Alexandre_Curi_durante_Sessão_Plenária_na_Assembleia_Legislativa_do_Paraná
A única chapa inscrita, denominada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, tem o deputado Alexandre Curi (PSD) como presidente

Alexandre Curi (PSD) será o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná no próximo mandato. A sessão preparatória regimental para escolher os deputados que vão conduzir o Parlamento, a partir de fevereiro de 2025, foi realizada nesta sexta-feira (12).

A única chapa inscrita, denominada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, tem o deputado Alexandre Curi (PSD) como presidente. Entre os vice-presidentes, um representante da região: Moacyr Fadel (PSD) será o terceiro na linha sucessória. A deputada Flávia Francischini (União) aparece como primeira vice-presidente, o deputado Delegado Jacovós (PL) como segundo.

A primeira secretaria será comandada pelo deputado Gugu Bueno (PSD), com a deputada Maria Victória (PP) mantida como segunda-secretária, enquanto os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT) serão os responsáveis pelas terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.

A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa. O mandato é de dois anos e vai até 31 de janeiro de 2027. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.

Discurso

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o deputado Alexandre Curi afirmou que a Assembleia vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos.

“Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do Poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, levando a Assembleia Legislativa mais próxima da população através da Assembleia Itinerante”, destacou.

“Também vamos avançar em um tempo extremamente importante, que é a inovação. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da Assembleia para otimizar, desburocratizar e facilitar no protocolo de projetos de lei. Nosso desafio é dar continuidade a este trabalho”, completou.

Curi frisou ainda que a nova gestão pretende continuar economizando recursos públicos. “Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento ao Poder Executivo. São R$ 450 milhões todos os anos em recursos sendo aplicados em programas que ajudam a melhorar a vida dos paranaenses”, destacou.

Fim da Era Traiano

A nova presidência coloca fim à presidência de Ademar Traiano (PSD) na Assembleia. O deputado foi eleito por cinco vezes seguidas para o cargo. Cada mandato possuí dois anos.

Com o cargo, Curi será o terceiro nome na linha sucessória do Paraná – atrás de Ratinho Júnior e Darci Piana. O deputado, que foi o mais votado em 2022, é cotado para concorrer ao Governo do Estado em 2026.

Com informações da ALEP

Leia também: Marcelo Cirino e Guilherme Pira são desligados do elenco do Operário

siga política Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)