Alexandre Curi (PSD) será o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná no próximo mandato. A sessão preparatória regimental para escolher os deputados que vão conduzir o Parlamento, a partir de fevereiro de 2025, foi realizada nesta sexta-feira (12).
A única chapa inscrita, denominada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, tem o deputado Alexandre Curi (PSD) como presidente. Entre os vice-presidentes, um representante da região: Moacyr Fadel (PSD) será o terceiro na linha sucessória. A deputada Flávia Francischini (União) aparece como primeira vice-presidente, o deputado Delegado Jacovós (PL) como segundo.
A primeira secretaria será comandada pelo deputado Gugu Bueno (PSD), com a deputada Maria Victória (PP) mantida como segunda-secretária, enquanto os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT) serão os responsáveis pelas terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.
A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa. O mandato é de dois anos e vai até 31 de janeiro de 2027. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.
Discurso
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o deputado Alexandre Curi afirmou que a Assembleia vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos.
“Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do Poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, levando a Assembleia Legislativa mais próxima da população através da Assembleia Itinerante”, destacou.
“Também vamos avançar em um tempo extremamente importante, que é a inovação. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da Assembleia para otimizar, desburocratizar e facilitar no protocolo de projetos de lei. Nosso desafio é dar continuidade a este trabalho”, completou.
Curi frisou ainda que a nova gestão pretende continuar economizando recursos públicos. “Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento ao Poder Executivo. São R$ 450 milhões todos os anos em recursos sendo aplicados em programas que ajudam a melhorar a vida dos paranaenses”, destacou.
Fim da Era Traiano
A nova presidência coloca fim à presidência de Ademar Traiano (PSD) na Assembleia. O deputado foi eleito por cinco vezes seguidas para o cargo. Cada mandato possuí dois anos.
Com o cargo, Curi será o terceiro nome na linha sucessória do Paraná – atrás de Ratinho Júnior e Darci Piana. O deputado, que foi o mais votado em 2022, é cotado para concorrer ao Governo do Estado em 2026.
Com informações da ALEP
Leia também: Marcelo Cirino e Guilherme Pira são desligados do elenco do Operário