Com a chegada dos materiais que serão usados na obra, avançou ainda mais o projeto de ampliação no abastecimento de água na comunidade do Tronco. A instalação, que será feita por empresa licitada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), deve ser iniciada ainda no mês de abril. Essa é mais uma das ações do Plano de Saneamento Municipal.
Hoje as moradias do local são abastecidas diariamente por caminhões-pipa, porém, o serviço que é provisório, nem sempre dá conta e por vezes acaba faltando água em alguns pontos do bairro.
Leia também: Em Castro, vacina contra a gripe está disponível em 16 locais
Após solicitação da Sanepar, a Prefeitura de Castro decretou utilidade pública para terrenos localizados na área chamada de Itaponhaganga. A declaração tem como finalidade a constituição de servidões e concessões administrativas de uso, pela Companhia, que deverá fazer uso dos terrenos para instalação do sistema de abastecimento.
A obra deverá contemplar a execução de estação elevatória de água tratada, com vazão de 5,5 litros e 6.395,25 metros de adutora, o que deve permitir que os moradores locais sejam atendidos com o mesmo serviço de abastecimento com qual contam moradores da área urbana de Castro. O investimento total deve ser de R$ 1.330.288,57.