Profissionais recém-formados em administração, comunicação, design, direito, economia, engenharia ambiental, gestão pública e turismo podem se inscrever, a partir desta quarta-feira (5), na segunda edição do Programa de Residência Técnica (Restec) de Gestão em Turismo, do Governo do Paraná. Pela Restec, os selecionados terão uma experiência profissional no mercado de trabalho, atuando em órgãos estaduais.
A iniciativa envolve, ainda, um curso de pós-graduação em nível de especialização, custeado pelo Estado e ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na modalidade de ensino a distância (EAD).
Ao todo, são 40 vagas para atuar na Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em Curitiba, e nos núcleos regionais da pasta, que estão localizados em 11 municípios do Interior do Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet até 25 de junho. As provas serão realizadas no formato online em 8 de julho, com previsão de divulgação do resultado para 19 de julho. A matrícula será realizada no período de 22 de julho a 9 de agosto. Já as atividades estão previstas para começar em setembro.
Os selecionados irão receber bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.375,00, mais auxílio-transporte de R$ 264,00. Para concorrer às vagas, os interessados devem ter concluído o curso de graduação no máximo há três anos. O programa terá duração de dois anos, com previsão de 450 horas para o curso de especialização e 30 horas semanais para o desenvolvimento de atividades práticas.
A Chefe do Núcleo Regional de turismo dos Campos Gerais, Luciane Rosas, explica sobre a equipe do núcleo. “Hoje estamos com 13 residentes técnicos, que auxiliam com todos os projetos de todos os regiões. Os interessados devem ser formados em turismo até três anos, para poder se inscrever na residência. Estamos com 40 vagas aqui na região”, destaca.
“Sou formada em turismo pela UEPG e agora posso vivenciar todo o conhecimento que adquiri na universidade. Estou envolvida em projetos e por conta disso ganho muita experiência. Além disso, acredito que o contato com esses projetos e empresas podem abrir portas futuramente, então acho muito importante para o mercado de trabalho”, explica a residente técnica Rafaela Loezer.
PROVAS – A seleção dos candidatos será realizada em etapa única, por meio de uma prova online de caráter eliminatório e classificatório. O teste será aplicado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com 10 questões objetivas, elaboradas a partir de conteúdo programático estabelecido no edital. Os candidatos terão uma hora para responder as questões.
Serviço:
Programa de Residência Técnica de Gestão em Turismo
Inscrições: até 25 de junho – Edital AQUI
Aplicação de provas: 8 de julho
Divulgação do resultado: 19 de julho
Matrículas: 22 de julho a 9 de agosto.
Início de atividades: 9 de setembro
Com informações AEN