Política

Após saída do partido, PSOL acusa Mandato Coletivo de ‘falta de diálogo com a militância’

WhatsApp Image 2024-03-19 at 17.56.46 Boca no Trombone
Integrantes do Mandato e Arilson Chiorato, presidente estadual do PT | Imagem: Assessoria
PSOL afirma que Josi e o Mandato Coletivo nunca discutiu as pautas relevantes para a cidade com a militância, acusando-os de não priorizar o diálogo partidário

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Ponta Grossa se manifestou nesta terça-feira (19) após a saída da vereadora Josi Kieras e dos integrantes do Mandato do Coletivo do partido (com exceção de João Stefaniak). A parlamentar anunciou na segunda (18), que se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Na nota enviada, o PSOL afirma que Josi e o Mandato Coletivo nunca discutiram as pautas relevantes para a cidade com a militância da legenda, acusando-os de não priorizar o diálogo partidário. A sigla cita como o exemplo o transporte público, alegando que o Mandato Coletivo se alinhou com a Prefeitura de Ponta Grossa. Leia a nota:

 

Em 2020, graças ao esforço de toda a militância que fez uma árdua campanha, mesmo em meio a pandemia, elegemos o primeiro mandato de Vereador/a na Câmara Municipal de Ponta Grossa. Fruto do esforço coletivo dos filiados e filiadas do PSOL PG.

Agora, aproveitando-se de uma mudança na lei que incentiva a infidelidade partidária, o mandato coletivo – eleito com cerca de 20% dos votos obtidos pelo PSOL, em novembro/2020 – decidiu ir para o PT. E, mais uma vez, como agiu durante todo o tempo de mandato, sem discutir e sequer ouvir a militância do PSOL. É preciso apenas pontuar algumas situações, pois a ausência e o respeito às instâncias do Partido não permitiu, pois o grupo do mandato não priorizou o diálogo partidário.

Mas a situação mais grave é que o Mandato Coletivo alinhou-se com a prefeitura (PSD e simpatizantes) em questões cruciais, como a do transporte público, favorecendo uma empresa privada, monopolista e também como ocorreu na votação para criar vale refeição aos vereadores, na criação da secretaria da família, dentro outros problemas, como a terceirização do Hospital da Criança e o desmonte da Autarquia Municipal de Trânsito.

[…]

Enfim, tínhamos expectativa de eleger uma bancada com mais de um mandato pelo o PSOL, pois crescemos e saímos de 300 para mais de 600 filiados nos últimos três anos em PG, e isso não é fruto de arranjos em gabinetes e sim de muita militância, com destaque para a ocupação, que é a maior do interior do Paraná.

Estamos, apesar disso, mais forte que em 2020, quando muitos ainda não tinham experiência e quando a militância de base do partido era menor que hoje. Seguimos na disposição pela luta organizada e em reais condições por uma votação histórica do PSOL em Ponta Grossa, voltando a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal para contribuir, de verdade, nas lutas da maioria da População.

Defesa

O portal BNT entrou em contato com a co-vereadora Ana Paula de Melo, que se filiou juntamente com Josi ao PT. A membra do Mandato Coletivo disse que o diálogo sempre foi abertos com todos que estiveram dispostos ao debate. Fizemos o diálogo interno com todos aqueles dispostos e abertos ao diálogo, não apenas nesse último período de transição partidária, mas também enquanto estávamos na direção do PSOL em Ponta Grossa”.

“De fato, não tivemos a oportunidade de informarmos a decisão da mudança para o PT em reunião de instância partidária do PSOL, uma vez que, desde a posse do novo diretório municipal, apenas uma reunião aconteceu, no ano passado, período em que a decisão da mudança partidária ainda não havia sido tomada. De todo modo, acredito que a mudança de partido político deve ser vista como parte do processo democrático, assim como também faz parte da democracia a crítica daqueles que permanecem no partido”ressalta.

Em contato com a vereadora Josi Kieras, a mesma disse que ‘assina embaixo’ na declaração de Ana.

Leia também: Governo lança campanha de vacinação nas escolas públicas e privadas do Paraná

siga a gente Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)