Após reunião extraordinária, realizada nesta quarta-feira (07), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) votou favoravelmente à implementação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas.
A decisão muda o primeiro parecer, dado no início de julho, sobre a abertura da Unidade. Na época, o Conselho se dividiu, e por 10 votos a 9, decidiu-se pela desaprovação da UPA, o que gerou grande polêmica.
Após reuniões entre os conselheiros e representantes do Executivo ponta-grossense, como Priscila Degraf (presidente da Fundação Municipal de Saúde) e Cláudio Grokoviski (secretário da Fazenda), a entidade decidiu, por unanimidade (24 votos), mudar a posição e aprovar a implementação da UPA no bairro de Uvaranas.
De acordo com o Conselho, a resolução sobre a aprovação da UPA Uvaranas está sendo elaborada, devendo ser publicada em Diário Oficial nos próximos dias. A obra, que tem previsão de término nos próximos meses, não foi descontinuada durante a discussão, visto que a então decisão negativa do CMS impactaria somente o seu funcionamento.
Nas redes sociais, Degraf comemorou a nova decisão. “E o diálogo venceu em prol da população. UPA Uvaranas aprovada por unanimidade, com a presença dos 24 Conselheiros Municipais da Saúde. Assim se faz política pública em saúde! Com diálogo aberto, apresentação de toda a documentação, todas as dúvidas saneadas e com construções futuras para melhor atender o paciente”, escreveu.
Leia também: Repórter policial é preso por suspeita de integrar uma organização criminosa no PR