Paraná

‘BlaBlaCar’ suspende serviço no PR a partir de 30 de dezembro, após proibição

STF faz audiência pública antes de decisão final sobre uberização Boca no Trombone STF faz audiência pública antes de decisão final sobre uberização
Agência Brasil
Para as entidades, a plataforma promove o transporte intermunicipal de passageiros de maneira ilegal

A BlaBlaCar, empresa responsável pelo aplicativo de caronas que conecta motoristas e passageiros, anunciou na segunda-feira (23) que irá manter o serviço durante o período de Natal, mas o suspenderá a partir de 30 de dezembro. A decisão ocorre após a Justiça proibir a plataforma de oferecer caronas no Paraná. A empresa afirmou que irá recorrer.

Em nota, a BlaBlaCar disse que a escolha de manter o serviço ativo até 30 de dezembro se dá em virtude da “complexidade envolvida na implementação da decisão e em respeito aos membros que já tinham viagens de carona planejadas”. No comunicado, também afirmou que a ordem de suspensão é “decorrente do que parece ser um mal-entendido sobre o modelo de caronas e seu uso”.

A determinação de suspender o funcionamento do aplicativo é da juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que atendeu a um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar).

Para as entidades, a plataforma promove o transporte intermunicipal de passageiros de maneira ilegal. Com a decisão, a BlaBlaCar está proibida de prestar, divulgar, ofertar ou oferecer serviços de “carona” no Paraná. Caso não cumpra na ordem, a empresa está sujeita à multa diária de R$ 50 mil. 2 milhões de usuários no Paraná Segundo a empresa, a decisão judicial irá impactar diretamente os 2 milhões de membros somente no Paraná.

“Para muitos desses usuários, a carona solidária não é apenas uma opção conveniente, mas também a única alternativa viável de viagem, já que quase 1.000 rotas atendidas por caronas não possuem cobertura por outros meios de transporte”, argumenta a empresa. “Além disso, a decisão não tem precedentes em nível mundial. Caso seja mantida, o Paraná poderá se tornar a primeira região no mundo onde a BlaBlaCar será obrigada a suspender suas operações devido a uma ordem judicial preliminar”, diz outro trecho do comunicado.

As informações são da Banda B.

Leia também: Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Maxim comemora crescimento em PG Flagrante na Bonifácio Vilela Homem agride mulher a pauladas em plena via pública em PG Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG