Os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 em Ponta Grossa já estão disponíveis no site da Prefeitura desde o início do mês. A Secretaria Municipal da Fazenda informou que o número de cadastros para pagamento do imposto aumentou 16% em relação a 2024.
No ano passado, foram emitidos 181,5 mil cadastros. Em 2025, o total subiu para 210,7 mil. Segundo a Prefeita Elizabeth Schmidt, o aumento reflete o crescimento econômico e o desenvolvimento da cidade. “Na prática, isso mostra que nossa cidade tem cada vez mais residências, comércios e indústrias, o que reforça o ambiente favorável para pequenos e grandes empresários, além da população que escolhe Ponta Grossa para morar e investir”, afirmou.
Leia mais: Rangel confirma audiência pública sobre segurança para esta quinta (19) na ACIPG
O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, destacou o aumento do número de contribuintes que realizam o pagamento do IPTU em dia. “Nossas políticas de justiça fiscal e iniciativas como o IPTU Premiado têm se mostrado cada vez mais eficazes, fortalecendo o caixa municipal e possibilitando mais investimentos para melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.
Para 2025, o valor total emitido em boletos do imposto chegou a quase R$ 126 milhões, montante que será investido em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Como fazer o pagamento?
Os boletos do IPTU podem ser acessados de duas formas:
- On-line, pelo site da Prefeitura;
- Presencialmente, na Praça de Atendimento do Paço Municipal.
Para emitir pela internet, basta acessar o site Portal do Contribuinte, inserir os dados pessoais ou da empresa e escolher uma das opções:
- Pagamento à vista, com 15% de desconto;
- Parcelamento em até 10 vezes sem juros.
O vencimento para pagamento à vista e da primeira parcela é em 20 de março de 2025. O pagamento pode ser feito via Pix (QR Code no boleto) ou na rede de bancos credenciados. Os boletos também podem ser acessados pelo aplicativo Oxy Cidadão, utilizado no programa Nota PG.