Campos Gerais

Buscando recomposição salarial, servidores do IFPR de Telêmaco Borba entram em greve

DCIM100MEDIADJI_0980.JPG Boca no Trombone
Divulgação
Entre as principais reivindicações da categoria estão a recomposição salarial dos profissionais técnicos e dos docentes, a reestruturação de carreira e mais

Servidores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campi de Telêmaco Borba, estão em greve no município desde a segunda-feira (25/03).

A paralisação foi aprovada após assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec/PR), realizada no início do mês. Entre as principais reivindicações da categoria estão a recomposição salarial dos profissionais técnicos e dos docentes, a reestruturação de carreira e o cumprimento do piso nacional da categoria. O movimento é nacional.

Em Telêmaco Borba, embora a adesão seja parcial, a greve tem afetado a oferta de aulas para cursos do Ensino Médio Técnico Integrado e do ensino superior. De acordo com o Comando de Greve local, a tendência é que a adesão dos servidores aumente com o passar dos dias.

Nesta quarta-feira (27/03), representantes da paralisação no campi devem participar de uma reunião estadual sobre o movimento em Curitiba. A previsão é que novas orientações sobre a mobilização sejam divulgadas na próxima segunda-feira (01/04), após o recesso de Páscoa.

Leia também: AMCG Cultura define agenda cultural e avança com enciclopédia dos Campos Gerais

Negociação

A Reitoria do IFPR emitiu nota à comunidade, ainda na sexta-feira (22/03), informando estar ciente do direito constitucional de greve dos servidores e que as pautas elencadas pela categoria são legítimas. A gestão também informou que abrirá um canal de negociação e diálogo permanente com o Sindiedutec/PR, além de encaminhar junto a instâncias superiores as reivindicações dos trabalhadores e de garantir, após a greve, formas justas de reposição do trabalho, dentro dos parâmetros legais estabelecidos.

“Ressaltamos que a valorização dos servidores é essencial para o desenvolvimento educacional das Instituições e que a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade é uma causa que une a todos!”, afirma o comunicado.

Além da pauta salarial, os servidores reivindicam a garantia de reajuste de auxílio-alimentação, creche e saúde equiparado às carreiras do Legislativo e Judiciário, revogação da portaria 983/2020-MEC que impõe novas exigências das atividades docentes, e reconhecimento de saberes e competências na carreira dos técnicos administrativos dos Institutos Federais.

No Paraná, o IFPR tem unidades em 28 cidades. O campi de Telêmaco Borba atende aproximadamente 1 mil estudantes da região, incluindo estudantes de nível médio técnico e estudantes de nível superior.

DCIM100MEDIADJI_0980.JPG Boca no Trombone
Divulgação

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)