Política

Câmara aprova projeto que prevê multa ao uso indevido de bebê reborn em PG

Julio Kuller Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-05-29 at 142625
Foto: CMPG
Projeto coibe o uso de bonecos que simulem bebês para obter atendimento ou benefícios prioritários em serviços públicos e privados.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 171/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Julio Küller (MDB), que estabelece sanções administrativas para o uso indevido de bonecos do tipo “bebê reborn” com o objetivo de obter atendimento prioritário em serviços públicos e privados. O texto foi aprovado com 13 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

O projeto define como infração a utilização de bonecos que simulem bebês para obter vantagens em locais como unidades de saúde, transporte coletivo, hospitais, pontos de vacinação e vagas de estacionamento preferenciais. A proposta prevê aplicação de multas que variam de 1 a 20 salários-mínimos, com valor dobrado em caso de reincidência.

A proposta também determina exceções para casos em que o uso do boneco tenha finalidade terapêutica comprovada por laudo médico ou psicológico. Nestes casos, o direito ao atendimento prioritário será vinculado à condição clínica do paciente, e não à presença do boneco.

Leia mais: Anhanguera amplia atendimentos jurídicos gratuitos à população de Ponta Grossa

Além das penalidades, o projeto obriga estabelecimentos públicos e privados a fixarem avisos visíveis sobre a proibição do uso dos bonecos com o fim de obter prioridade indevida.

De acordo com o vereador Julio Küller, o objetivo da iniciativa é tornar a legislação vigente mais rigorosa e a proposta também busca proteger o direito de quem realmente precisa da prioridade. “Não podemos admitir que o benefício garantido por lei seja distorcido ou burlado. O uso indevido fere o princípio da boa-fé e prejudica quem realmente precisa. Por isso, essa regulamentação é necessária e justa”, afirmou.

A matéria ainda será submetida à segunda discussão no plenário. Caso aprovada novamente, segue para análise e possível sanção do Poder Executivo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.