A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (27), o título de Cidadã Benemérita para a ex-vereadora Roseli Aparecida Mendes.
De acordo com o projeto de lei 151/2024, de autoria do vereador Maurício Silva (PSD), Professora Rose será homenageada com o título devido aos serviços prestados à Ponta Grossa.
Roseli iniciou o magistério em 1979, sendo professora da rede de ensino em diversos colégios por décadas. Ela também foi diretora da Escola Municipal Fioravante Slaviero, da Escola Maria Vitória Braga Ramos e do CMEI Professora Elisiane do Rocio. Além disso, Roseli atuou em vários cargos à convite da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2016, elegeu-se vereadora com mais de 2 mil votos e ocupou o cargo até 2020, quando saiu da vida política. Os parlamentares comentaram sobre a convivência com Rose e destacaram o carinho pela ex-vereadora. “Tenho maior carinho pela Professora Rose. Uma mulher de palavra, firme no que pensava e que faz muita falta aqui na Câmara de Vereadores”, disse Divo (União).
Joce Canto (PP) afirmou que a violência política de gênero afastou Roseli do cargo. “A vereadora Rose não estar hoje nesta Câmara Municipal é uma grande perda para Ponta Grossa. Infelizmente, ela foi violentada emocionalmente por um ex-vereador desta Casa e saiu da política. Perdemos uma vereadora de qualidade, que contribuía muito para o nosso município”, ressaltou.
Os vereadores Daniel Milla (PSD) e Geraldo Stocco (PV) também destacaram a carreira de Rose. “O mérito não é pela característica técnica de formação, e sim, pela sensibilidade que ela tinha no trato com as pessoas. Uma mulher de garra, que sabia dialogar, trabalhar, uma excelente vereadora”, disse Milla. “Professora Rose deixou um legado muito positivo, tanto na Educação quanto na política”, pontuou Stocco.
O projeto foi aprovado por 17 votos pelos vereadores, devendo ir a segunda votação na quarta-feira (29).
Leia também: PRF persegue carro por mais de meia hora e apreende 400 kg de maconha na BR-277