A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (01), um projeto de Lei com novas regras de regulamentação e sinalização dos radares na cidade.
O Projeto de Lei 342/2023, de autoria da vereadora Joce Canto, visa pontos importantes na sinalização dos radares. A parlamentar destaca que o projeto é de grande importância, pois garante o direito de alerta do motorista e requer um equilíbrio entre a liberdade do condutor de estar ciente das condições da estrada e a necessidade de manter a segurança no trânsito.
Joce ressalta que foram três medidas expostas no Projeto de lei, sendo uma delas o retardo dos semáforos de 5 (cinco) segundos, equipamento esse que compõe o sistema automático.
Outro ponto elencado no Projeto de lei, é a questão da escrita RADAR 30 METROS, antes de cada equipamento de radar, assim o motorista estará ciente que terá um radar a distância mencionada.
E por fim, as placas de sinalização vertical, informando quanto a existência de fiscalização e a velocidade permitida, situadas em ambos os lados da pista no sentido do trânsito dos veículos, posicionados a distância de 100 metros, de 50 metros, de 30 metros e de 10 metros antes do radar de fiscalização.
Essa sinalização é de extrema importância, pois os motoristas estarão cientes tanto na instalação das placas, como da pintura de faixa na pista de rolamento. A regulamentação adequada, a conscientização e fiscalização são elementos essenciais para garantir que esse direito seja exercido de maneira responsável e segura.
O Projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e segue para quarta-feira (06), para a segunda discussão.
Leia também: Adolescente diz a PM ser proprietário de motocicleta adulterada e acaba apreendido em Castro