Será inaugurada nesta sexta-feira (28), em Castro, a clínica de hemodiálise que passou por obras nos últimos meses. Ela que permanece no mesmo local desde que a antiga empresa rompeu o contrato com o município, recebeu novos equipamentos, máquinas para diálise e foram aumentados pontos para atender os pacientes. Agora a gestão dos serviços será atendido pela Santa Casa de Ponta Grossa. O setor de hemodiálise fica anexo ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah.
Em conversa com a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, disse que as máquinas de hemodiálise vão ser colocadas nesta quinta-feira (29). Já as obras para readequação do local por parte do município ultrapassou R$ 300 mil, onde até uma parede foi derrubada para aumentar os pontos de hemodiálise. Já o Governo do Estado entrou com R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos. Sobre os pontos a secretária conta “está disponível na clínica uma sala com 20 pontos, outra sala com 10 pontos e uma sala com quatro pontos, para se necessário algum paciente precisar de isolamento. Total geral 34 pontos e isso não significa que vai operacionalizar todos em único turno. A decisão é técnica avaliando espaço e melhor comodidade na assistência do paciente”.
Ainda não foi revelado quando o espaço volta a receber os pacientes, já que após a inauguração o local precisa receber uma nova higienização. “A decisão é técnica da equipe, levando em consideração transferência de pacientes e outros critérios técnicos. A clínica também conta com sala de urgência, consultórios médicos, espaço para lanche dos pacientes, salas de espera, chegada e saída de pacientes”, detalha Maria Lidia.
Ao todo, o local vai receber os 46 pacientes de Castro e também dos municípios vizinhos que precisam fazer a hemodiálise. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Santa Casa, para saber mais informações sobre o início e outros detalhes do serviço, mas até o momento não obteve retorno.
Leia também: Longa-metragem ‘Romãna Amor e Fé’ produzido em Castro será lançado nesta sexta-feira