Nesta semana de Natal, um tempo de união, reflexão e fortalecimento de laços, convido você a pensar sobre os pactos, alianças e relacionamentos que você tem construído. Quem são as pessoas que estão sentadas à sua mesa? Com quem você tem dividido sua vida e confiado em seus sonhos e desafios?
A Bíblia nos traz uma história marcante no livro de 1 Samuel, onde os homens de Jabes-Gileade enfrentaram a opressão de Naás, um líder amonita que quebrou um pacto cruel: para garantir a paz, ele queria furar o olho direito de todos os guerreiros . Essa ação buscava tirar deles a capacidade de lutar, de enxergar e de proteger aquilo que era precioso.
Essa narrativa nos faz refletir sobre as alianças que causam em nossas vidas. Será que estamos permitindo que pessoas ou situações nos tirem a visão do propósito que Deus tem para nós? Será que, de forma inconsciente, estamos nos envolvidos com a convicção de que nos impedem de lutar pelos nossos projetos, proteger nossas famílias ou cumprir o chamado divino em nossas vidas?
Em tempos como o Natal, quando reunimos nossa família e amigos ao redor da mesa, é importante lembrar que nem todas as alianças são saudáveis. Procuramos buscar relacionamentos que edifiquem, que nos ajudem a enxergar com clareza e a seguir em frente com propósito e força.
Peço que você reflita: quem ou o que pode estar embaçando sua visão? Que tipo de aliança está impedindo você de alcançar o que Deus tem para sua vida? Oro para que Jesus traga luz aos seus pensamentos e discernimento para considerar o que deve ser mantido ou afastado.
E como o Senhor trouxe livramento para o povo de Jabes-Gileade, Ele também pode trazer libertação e direção para sua vida. Confie no poder de Deus e mantenha o foco naquilo que Ele deseja para você.
Quer saber mais sobre essa mensagem poderosa?
Assista ao vídeo completo no meu canal, onde compartilho detalhes dessa reflexão e como ela pode transformar a sua maneira de enxergar suas alianças e relacionamentos.
Que Deus abençoe você e sua família. Tenha um Feliz Natal e aproveite este tempo com as pessoas que você ama.
Leia também:
Em que você está conectado?, por Pastor Iran Mello Filho