Ponta Grossa

Construtora é notificada pela Caixa Econômica para providenciar melhorias em residencial de PG

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Divulgação
Moradores reclamam que aguardam providências há mais de um ano; construtora diz providenciar melhorias até próxima semana

O Portal BnT recebeu uma nota oficial da Caixa Econômica sobre os problemas enfrentados pelos moradores do Residencial Bem Viver 2, em Uvaranas, Ponta Grossa. A construtora Pacaembu, responsável pela obra e entrega dos conjuntos habitacionais, foi notificada pelo órgão para providenciar melhorias nestas casas. 

A Caixa explica que, assim que recebeu as reclamações dos residentes, a Construtora foi acionada sobre os problemas existentes. Em atendimento às reclamações apresentadas pelos moradores, após o evento das fortes chuvas que atingiram a região na última semana, o banco acionou a construtora para verificação dos danos e realização dos reparos necessários. A construtora já está atuando no local”

Além disso, a entidade informou que disponibiliza O De Olho na Qualidade, “para atendimento a informações e reclamações sobre possíveis danos físicos e vícios construtivos”. O canal pode ser acessado por meio do 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais localidades) ou pelo Fale Conosco, no site oficial. 

Leia mais: Ponta Grossa recebe homenagem do Estado por alcançar Selo Ouro do MEC

As residências foram alvo de críticas dos moradores cerca de quinze dias após a entrega, realizada no dia 22 de novembro. Com as fortes chuvas do último fim de semana, algumas casas apresentaram goteiras, infiltrações ou até inundaram. Relembre a matéria completa sobre a situação clicando aqui

Uma moradora do Residencial Bem Viver 2 acionou a Caixa por meio do 0800 e diz que equipes da construtora Pacaembu foram até a sua casa retirar a água da chuva e resolver problemas de infiltração. “O problema foi resolvido. Aconteceu em uma segunda-feira à noite e na terça-feira já estavam arrumando”, diz. 

Apesar disso, outra mulher que mora no Residencial Bem Viver 2 relata que continua na espera de resolução de problemas para a sua residência. “A minha casa é troca de portas, já agendamos 4 vezes, desde a data da entrega das chaves e em nenhuma delas eles apareceram”, conta a moradora. 

Residencial Bem Viver 1 

Assim como no conjunto habitacional 2, o Residencial Bem Viver 1 também está sob responsabilidade da Construtora Pacaembu. Ao todo 408 casas foram entregues em novembro de 2023 e o primeiro lote das construções também teve problemas estruturais, como relatou moradores ao Portal BnT. 

Mesmo um ano após, há pessoas que seguem com problemas em suas casas, e que aguardam espera de uma solução para a sua tão sonhada moradia. Até hoje não foi resolvido meu problema de infiltração. Faz 1 ano que estou com a casa”, relata um morador do Residencial 1. 

Uma mulher classifica a situação como ‘descaso’. “Realmente é um sonho que virou pesadelo! Mesmo após um ano da entrega das casas, nada foi resolvido pela construtora. Descaso”, opina. 

“Aqui no Bem Viver 1, a minha casa está com o mesmo problema de infiltração, a impressão que da é que vem do chão, rachaduras por todo lado”, relata outra moradora ao Portal BnT.  

Construtora Pacaembu

A equipe de reportagem procurou a Construtora Pacaembu para verificar o que foi feito em relação aos problemas apresentados pelos moradores. A empresa afirmou que “Todas as solicitações feitas no pós-obra pelos moradores já estão em processo de reparo e a previsão é que sejam concluídas até a próxima semana”.

Confira a nota completa da Caixa Econômica na íntegra: 

A CAIXA informa que os Residenciais Bem Viver I e II, localizados em Ponta Grossa/PR, foram contratados no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, junto à Construtora Pacaembu, responsável pela obra e entrega das unidades habitacionais aos beneficiários, o que ocorreu em novembro de 2023 e novembro de 2024, respectivamente.

Em atendimento às reclamações apresentadas pelos moradores, após o evento das fortes chuvas que atingiram a região na última semana, o banco acionou a construtora para verificação dos danos e realização dos reparos necessários. A construtora já está atuando no local.

O banco disponibiliza o canal De Olho na Qualidade para atendimento a informações e reclamações sobre possíveis danos físicos e vícios construtivos, através do telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais localidades) ou pelo site.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

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