Com o objetivo de fortalecer ainda mais a boa gestão e o cuidado com o dinheiro público, a prefeita Elizabeth Schmidt e o senador Sérgio Moro participaram de um encontro para falar sobre a implantação da Agência Municipal de Combate à Corrupção em Ponta Grossa. A proposta foi debatida nesta segunda-feira (9), após a prefeita apresentar ao senador paranaense a estrutura da Controladoria-Geral do Município (CGM).
O planejamento da Prefeitura é que a Agência funcione em conjunto com a CGM, colaborando para que o Município siga adotando boas práticas na relação com seus fornecedores, em processos de licitação, e no atendimento à população em geral. “O combate à corrupção é um princípio inegociável do nosso trabalho, por isso é uma honra poder contar com o apoio e a experiência do senador Sérgio Moro nesse projeto tão importante”, afirma Elizabeth.
Leia mais: Moradores da Vila Lagoa Dourada aguardam reparos após vistoria da prefeitura
Além da prefeita e do senador do União Brasil, o encontro contou com a presença do controlador-geral do Município, Juliano Jaronski, do Chefe de Gabinete, Edgar Hampf, do secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, juntamente com o procurador-geral do Município, Gustavo da Matta. Além de apresentar a estrutura física da CGM, os servidores também falaram sobre o funcionamento dos organismos de controle dentro da Prefeitura e os bons resultados obtidos ao longo dos últimos quatro anos, como a Nota ‘A’ na Capacidade de Pagamento (Capag) no Tesouro Nacional.
Agência independente
De forma resumida, a Agência Municipal de Combate à Corrupção é um projeto apresentado por Sérgio Moro para a criação de mais um órgão de fiscalização das contas e da gestão pública, organismo que terá independência política, sem ficar atrelado com a gestão do prefeito ou prefeita que estiver no cargo.