De acordo com a pesquisa mensal realizada pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o custo médio da Cesta Básica (compras online) na cidade aumentou 0,08% em março deste ano, refletindo a comparação entre a primeira semana de março e a de abril. Assim, a compra dos 33 produtos que compõem a cesta passou a custar R$ 867,47 na primeira semana de abril.
Dos produtos analisados, 17 registraram redução nos preços, 15 apresentaram alta e apenas um manteve seu valor. O destaque de aumento de preço foi o alho, com um aumento significativo de 49,17%. Por outro lado, o preço da batata caiu 15,55%, ambos são do grupo hortifrutigranjeiro.
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No grupo alimentação geral, houve uma leve queda de 1,12%. Dentro deste grupo, o leite ficou 4,95% mais caro para o consumidor, enquanto o preço do macarrão teve uma redução de 6,56%.
No grupo de carnes, que registrou alta de 0,87%, a carne bovina sofreu uma variação positiva de 1,53%, enquanto o frango teve uma pequena redução de 0,55%.
Os produtos de higiene apresentaram um aumento de 0,31%, com destaque para o papel higiênico, que teve uma variação positiva de 6,04%, enquanto o condicionador teve a maior variação negativa, com 2,08%.
No grupo de limpeza, houve uma pequena queda de 0,12%, com a esponja sendo o item que mais encareceu, com um aumento de 12,83%. Já o desinfetante teve uma redução de 3,19% no preço.
A pesquisa leva em consideração o consumo básico de alimentação, higiene e limpeza de famílias com três membros em média, com renda de 1 a 5 salários mínimos e residentes em Ponta Grossa.
Embora o Índice Cesta Básica (ICB) não seja um medidor oficial de inflação, ele fornece uma visão interessante sobre as compras efetuadas pelo sistema delivery dos supermercados da cidade.
A pesquisa também destaca que, para uma família com renda mensal de um salário mínimo de R$ 1.412, a compra da cesta básica representa cerca de 61,44% de sua renda.