Os deputados estaduais Mabel Canto (PP) e Alexandre Amaro, juntamente com a vereadora Joce Canto (PP) e o vereador Leandro Bianco (Republicanos), estiveram em Curitiba em reunião com o secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira. Na reunião, realizada na terça-feira (27), os parlamentares encaminha os parlamentares solicitaram que a Delegacia da Mulher em Ponta Grossa passe a funcionar em regime de 24 horas.
Segundo eles, a medida é necessária para garantir atendimento às mulheres que precisam de auxílio principalmente durante a noite, finais de semana e feriados, quando atualmente não há plantão específico na unidade.
Leia mais: Ponta Grossa terá laboratório de saúde mental com emendas de Moro
Outro pedido apresentado ao secretário foi a implantação de uma Sala Lilás na 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) de Ponta Grossa. O espaço tem como objetivo oferecer um atendimento especializado, acolhedor e humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência, especialmente nos períodos de plantão.
Durante a comunicação parlamentar na sessão ordinária desta quarta-feira (28), a vereadora Joce Canto (PP) destacou a importância de ampliar o atendimento às vítimas de violência doméstica na cidade. “Muitas mulheres acabam não fazendo as denúncias ou acabam se sentindo oprimidas quando não fazem os boletins de ocorrência”.
Leia mais: Ponta Grossa terá laboratório de saúde mental com emendas de Moro
A vereadora destacou a necessidade da Sala Lilás, enquanto um ponto de acolhimento. “Nos horários de plantão, feriados, final de semana e à noite, é na 13ª que as mulheres realizam os boletins de ocorrência. Então é preciso que tenhya uma sala diferenciada para melhor acolhimento para essas mulheres vítimas de violência em nossa cidade”, destaca Joce.
O secretário Hudson recebeu as demandas e se comprometeu a realizar um estudo para verificar a viabilidade de instalação das demandas na cidade.
