Ponta Grossa

Delegado da Receita Federal alerta MEIs sobre novo golpe com mensagens falsas

Delegado da Receita Federal alerta MEIs sobre novo golpe com mensagens falsas no WhatsApp e SMS Boca no Trombone Delegado da Receita Federal alerta MEIs sobre novo golpe com mensagens falsas no WhatsApp e SMS
Divulgação
Delegado da Receita Federal de Ponta Grossa reforça que órgão não envia mensagens cobrando débitos via celular

A Receita Federal do Brasil emitiu um novo alerta importante voltado aos microempreendedores individuais (MEIs): estão circulando mensagens falsas por SMS e WhatsApp informando sobre o cancelamento do CNPJ por supostas dívidas com o Simples Nacional (DAS). Essas comunicações, no entanto, são golpes e não partem da Receita Federal.

O alerta foi feito pelo Delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Remy Deiab Junior, que orienta os contribuintes a não clicarem em links desconhecidos, não fornecerem dados pessoais e não realizarem pagamentos por boletos recebidos fora dos canais oficiais.

“A Receita Federal não envia SMS nem mensagens por WhatsApp para cobrança de dívidas ou débitos de MEIs. Essas mensagens são tentativas de fraude com o objetivo de roubar dados e gerar boletos falsos para cobranças indevidas”, afirmou o delegado.

Canais oficiais para emissão do DAS

Segundo a Receita Federal, boletos do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) devem ser gerados exclusivamente pelos canais oficiais do governo, que sempre utilizam o domínio gov.br. São eles:

O delegado Remy reforça ainda que, mesmo que o MEI possua dívidas em aberto, isso não implica automaticamente no cancelamento do CNPJ.

Como identificar um golpe

Entre os indícios de fraude estão:

  • Mensagens com tom de urgência, como “última chance antes do cancelamento do CNPJ”

  • Links para sites com terminações como .org, .com, ou sem HTTPS

  • Cobrança de valores com dados bancários desconhecidos

O delegado finaliza com um apelo: “Fique atento aos detalhes e, diante de qualquer dúvida, acesse apenas os canais oficiais ou procure um contador de confiança. Evite prejuízos e não caia em golpes”.

Leia também: Morre no hospital o motociclista Jalisson Fernandes, vítima de acidente na BR-376

Fabiano Blageski

Fabiano Blageski

Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Campanha PG Sem Frio mobiliza população para ajudar quem mais precisa em Ponta Grossa Dr. Rafael Sanfelice explica funcionamento e benefícios da nova Câmara Hiperbárica do Centro Hospitalar São Camilo Agência do Trabalhador realiza mutirão com 80 vagas de emprego em Ponta Grossa Especialistas discutem reforma tributária na OAB-PG durante a ‘Noite Tributária’ Chefe de IPVA alerta sobre aumento de golpes no Paraná: “Em 15 dias, tivemos mais fraudes do que em três meses” 25ª Conferência Municipal de Cultura de PG reúne fazedores de cultura para debates e eleição do Conselho Municipal Em entrevista ao BnT News, médico detalha cirurgia inédita de osteointegração realizada em PG