Mundo

Eclipse solar total ocorre hoje (08) e tem transmissão ao vivo

Reprodução
Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas estejam no caminho do eclipse, podendo desfrutar tanto da versão total quanto parcial do fenômeno

Hoje (08) os olhos do mundo vão se voltar para o céu, enquanto Canadá, Estados Unidos e México preparam-se para testemunhar um espetáculo celestial: um eclipse solar total e parcial. Infelizmente, o fenômeno não será visível no Brasil.

O que é um eclipse solar total?

É quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a luz solar que chega ao nosso planeta. Esse bloqueio transforma momentaneamente o dia em noite, oferecendo um espetáculo único para os observadores terrestres.

De acordo com a NASA, o alinhamento entre os corpos celestes está previsto para durar quatro minutos e 28 segundos no México. Nos Estados Unidos, esse período será de 4 minutos e 26 segundos, enquanto no Canadá alcançará 3 minutos e 21 segundos.

Além do eclipse solar total, também é possível ocorrer um eclipse solar parcial ou anular, no qual a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, sem um alinhamento completo entre os três corpos celestes.

Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas estejam no caminho do eclipse, podendo desfrutar tanto da versão total quanto parcial do fenômeno, dependendo de sua localização e das condições climáticas.

Para aqueles que não conseguirem presenciar o evento ao vivo, a NASA planeja uma transmissão ao vivo, com programação das 14h às 17h (horário de Brasília), contando com entrevistas em inglês e espanhol, além de imagens do trajeto do eclipse.

O início do eclipse solar total está previsto para as 15h07, horário de Brasília. Para os interessados, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também transmitirá o evento em seu canal no YouTube, a partir das 12h30.

Reprodução

Leia também: Paraguai expulsa 25 presos brasileiros e os entrega à Polícia Federal


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone