Campos Gerais Política

Eleitores têm até o dia 4 de maio para regularizar o título

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/e202e241df311b6ba0c4174390e9c5b2.jpg

 Próxima quarta-feira (04) é o prazo máximo para transferências e alistamento eleitoral para a votação nas eleições para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

Os eleitores tibagianos têm até a próxima quarta-feira, 04 de maio, para realizarem qualquer procedimento junto à justiça eleitoral e ficarem aptos para participarem do processo eleitoral em outubro de 2022.

De acordo com Jaime Nunes Filho, analista judiciário e chefe do cartório eleitoral de Tibagi, a legislação eleitoral determina que 150 dias antes da eleição o cadastro fica fechado. Esse período é quando a justiça eleitoral depura o eleitorado e preparar todo o material para as eleições. Assim, o eleitor tem esse prazo até o dia 4 de maio para realizar todos os procedimentos que precisa, como: alistamento eleitoral, revisão ou transferência.

“Para o alistamento eleitoral, que é o primeiro título de eleitor, ele precisa trazer a identidade e o CPF, se possuir. Para os menores de idade pode ser também a certidão de nascimento. E também o comprovante de endereço. Já para a transferência do título, além do RG e CPF, o comprovante de residência precisa ser de mais de três meses, e não o mais recente, e com menos de um ano. Isso porque para exercer o voto em determinado município ele precisará ter esse vínculo com o local por mais de três meses”, complementa.

Ele disse ainda que no Paraná, os procedimentos eleitorais podem ser feitos para qualquer município. Em Tibagi, por exemplo, é possível atender moradores de qualquer outra cidade do estado com os documentos corretos para realizar a transferência ou o alistamento.

“Outro fato importante sobre o município eleitoral é que o seu conceito é diferente do município onde moramos. Por exemplo, se ela tem um imóvel em Tibagi e mesmo que não more o seu título de eleitor pode ser aqui. É preciso comprovar o vínculo de algum modo com o município onde você deseja votar”, explica o chefe do cartório eleitoral.

No Brasil, o título de eleitor pode ser obtido por quem tem mais de 16 anos. Porém, no ano das eleições, quem tem 15 anos e completará 16 até o dia da votação, que em 2022 acontece no dia 04 de outubro, também pode realizar o alistamento eleitoral. Isso só é possível no ano das eleições.

Atualmente Tibagi conta com 14.305 eleitores aptos para votarem nas próximas eleições. Tibagi faz parte da 17ª Zona Eleitoral do Paraná junto com o município de Ventania. São diversos locais de votação na sede, distritos de Alto do Amparo e Caetano Mendes e no interior, principalmente nas comunidades: Faxinal dos Empossados, Cerrado Grande, Serra Gaias, Pinheiro Seco, Barra Mansa e Cachoeira.

Serviço

Cartório Eleitoral de Tibagi

Endereço: Rodovia PR-340, s/n, Capivari.
Horário: das 12h às 18h.
Telefone/WhatsApp: (42) 3275-1187

Link Título-Net (requerimentos de alistamento, revisão e transferência):

https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento

Vídeo tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=VFJn8TNxCgY

Instruções:

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida