Mundo

Em meio a incertezas, venezuelanos escolhem o presidente neste domingo (28)

Imagem do WhatsApp de 2024-07-28 à(s) 10.16.26_1eb9d580 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-07-28 à(s) 10.16.26_1eb9d580
O atual presidente, Nicolás Maduro (PSUV), no poder desde 2013, enfrentará nove concorrentes nas urnas. O principal adversário é Edmundo González

Cerca de 21 milhões de venezuelanos vão às urnas, neste domingo (28), eleger o próximo presidente, que vai governar o país entre 2025 e 2031.

O atual presidente, Nicolás Maduro (PSUV), no poder desde 2013, enfrentará nove concorrentes nas urnas. O principal adversário é Edmundo González, da plataforma unitária.

As pesquisas eleitorais da Venezuela divergem sobre o resultado do pleito presidencial. Enquanto algumas dão a vitória com ampla margem ao principal candidato da oposição, outros levantamentos apontam para uma vitória do atual presidente.

Alguns venezuelanos madrugaram na fila para votar logo pela manhã, a fim de evitar represálias ou impedimentos. A oposição acusa várias tentativas de atrapalhar a eleição feitas por Maduro, como a deportação de políticos estrangeiros que foram acompanhar o pleito no país.

Situação da Venezuela

O país vizinho passa por uma grave crise econômica desde 2017, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), o que resultou na migração de mais de 7 milhões de pessoas.

Desde meados de 2021, o país vem mostrando alguma recuperação econômica. A hiperinflação foi controlada, e a economia voltou a crescer em 2022 e 2023, porém, os salários continuam baixos e os serviços públicos deteriorados.

Anteriormente à eleição, a favorita para a disputa pela oposição era María Corina Machado, que foi impedida de concorrer. No lugar, foi escolhida a professora Corina Yoris, que também foi barrada. Desta forma, o diplomata até então desconhecido Edmundo González se tornou o candidato do Unidad Popular.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Agressão contra GCM termina com um morto e dois baleados em bairro de Ponta Grossa

siga a gente Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)