Ponta Grossa

Em quinze dias, Ponta Grossa registra a média de chuvas esperada para o mês todo

Imagem do WhatsApp de 2024-07-16 à(s) 18.08.01_ae2ac87b Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-07-16 à(s) 18.08.01_ae2ac87b
Imagem: Kauana Neitzel
Massa de ar seco irá predominar sobre o Estado nos próximos dias, diminuindo a ocorrência de chuva e deixando as temperaturas mais elevadas

Os dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontaram que a primeira quinzena de julho apresentou volumes chuvas consideráveis na região. Em Ponta Grossa, o índice foi de 86 milímetros (mm), ficando próximo a média para o mês, que é de 91,1 mm.

Segundo o instituto, os municípios das regiões Sul e Sudoeste estão entre os mais afetados. Os maiores volumes de chuva foram registrados em Bituruna (227,4 mm), Cruz Machado (211,8 mm), União da Vitória (205,4 mm), Coronel Domingos Soares (197,0 mm) e Palmas (194,2 mm). O Litoral também foi bastante atingido, com precipitações altas em Antonina (214 mm), Paranaguá (158,8 mm) e Guaraqueçaba (155,2 mm).

Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que as chuvas acima da média têm ligação com um fenômeno climático específico. “Esse período chuvoso foi causado por um bloqueio atmosférico que se desenvolveu no Sul do continente por conta do tempo seco. Esse é um fenômeno que impede o deslocamento de frentes frias do Oceano Pacífico para o Atlântico, o que favorece o aumento na formação de nuvens de chuva”, destaca.

Esta condição alivia a situação climática no Estado, já que o mês de junho havia registrado apenas 13% do esperado para o mês, o que baixou o nível dos reservatórios do Estado.

SEGUNDA QUINZENA

De acordo com o Simepar, uma massa de ar seco irá predominar sobre o Estado nos próximos dias, diminuindo a ocorrência de chuva e deixando as temperaturas mais elevadas.

“Ainda teremos frio na parte da noite, chegando a 9°C na Região Metropolitana de Curitiba, porém as tardes irão apresentar temperaturas mais elevadas. Cidades ao Leste do Estado poderão chegar até os 27°C, enquanto nas regiões Oeste e Noroeste a temperatura máxima passará dos 30°C. Juntando isso com a umidade baixa que é característica da estação, pode-se dizer que teremos um ‘veranico’”, comenta Kneib.

TEMPO REAL

No site do Simepar estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná.

Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.

Com informações da AEN

Leia também: Assembleia Legislativa encaminha LDO de 2025 para sanção e inicia recesso

siga a gente Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)