A enfermeira e coordenadora de enfermagem da faculdade Sagrada Família de Ponta Grossa Cláudia Regina Biancato Bastos foi agraciada com uma moção honrosa no 5º Congresso Internacional de Processo de Enfermagem e a 4º Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, em Chapecó/SC. O reconhecimento veio pelo destaque científico e acadêmico de um trabalho apresentado no evento.
O estudo premiado é um recorte da tese de doutorado de Cláudia e para isso ela desenvolveu diagnósticos de enfermagem para apoio social de pessoas hospitalizadas. Ela utilizou a Nanda e a CIPE, dois livros usados para diagnósticos de enfermagem e as correlacionou com a Snomed, um banco de termos de saúde global, de todas as terminologias já usadas em mais de 50 países. Esta integração facilita a incorporação dos dados em sistemas de informação em saúde, como prontuários eletrônicos.
A pesquisa da enfermeira concorreu com mais de 190 trabalhos, que foram classificados do mundo todo e o de Cláudia foi premiado em primeiro lugar. Ela ressalta sua caminhada na carreira de enfermagem até a premiação. “Na minha trajetória, já faz alguns anos que sou enfermeira, já tive outras premiações, sendo três delas do Coren Paraná, que é o nosso Conselho Regional de Enfermagem, em alguns anos passados, quando eu era gerente de enfermagem e enfermeira, com o desenvolvimento de algumas outras tecnologias. E no momento estou terminando meu doutorado em tecnologia e saúde”, conta Bastos.
Leia também: Lei aprovada institui programa de apoio a crianças superdotadas em PG