Ponta Grossa

Estudo de desenvolvimento de PG até 2043 é apresentado na Câmara de Vereadores

WhatsApp Image 2025-03-24 at 175056 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-03-24 at 175056
Divulgação: PMPG
O estudo busca identificar as potencialidades e fragilidades do município, projetando seu desenvolvimento a médio e longo prazo.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) esteve na Câmara dos Vereadores, na tarde desta segunda-feira (24), para apresentar o Masterplan, um estudo estratégico que visa identificar as potencialidades e fragilidades do município, projetando seu desenvolvimento até o ano de 2043.

Em entrevista ao Portal BnT, Priscilla Garbelini Jaronski, representante do CDEPG, explicou o conceito e a importância do plano para o município. “Pensando nessas metas que foram colocadas nesse Masterplan, ele foi pensado, como eu disse, para 2043 e ele tem duas fases. Ele tem um diagnóstico, já que não tem como a gente caminhar para o futuro se a gente não conhece a Ponta Grossa de hoje”, afirmou.

O principal objetivo do plano estratégico é orientar os gestores públicos a enxergarem além da duração de seus mandatos, buscando atender de forma mais assertiva às necessidades dos municípios por meio de políticas públicas efetivas.

A primeira fase do Masterplan foca em um diagnóstico detalhado da cidade, para que seja possível planejar o futuro com maior precisão. O segundo momento elabora metas e possíveis ações para alcançar o cenário projetado. 

“O segundo momento é onde foram feitos planos de metas e ações para que realmente a gente possa alcançar essa cidade melhor do que a gente espera para o futuro. Então, um instrumento aí muito importante, feito a várias mãos”, completa Priscilla.

Leia mais: Vereadores aprovam mudanças no semáforo intermitente em Ponta Grossa

Na conversa ao vivo, questionamos a representante do CDEPG se a cidade de Ponta Grossa está longe do que foi projetado para o ano de 2043. Priscilla destaca que houve falta de planejamento do desenvolvimento da cidade, em alusão à falta de água que atingiu toda a cidade.   

“O que aconteceu foi uma falta de planejamento. Então, a gente tem esse Norte de 2043, mas como eu disse, o planejamento é orgânico, o que a gente sempre tem que tá tentando antever o que pode acontecer e se organizar para isso”, explicou.

O Masterplan está disponilizado no site oficial do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), e você pode acessar clicando aqui

Veja entrevista completa ao vivo com o repórter Vinicius Sampaio. 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)