O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) esteve na Câmara dos Vereadores, na tarde desta segunda-feira (24), para apresentar o Masterplan, um estudo estratégico que visa identificar as potencialidades e fragilidades do município, projetando seu desenvolvimento até o ano de 2043.
Em entrevista ao Portal BnT, Priscilla Garbelini Jaronski, representante do CDEPG, explicou o conceito e a importância do plano para o município. “Pensando nessas metas que foram colocadas nesse Masterplan, ele foi pensado, como eu disse, para 2043 e ele tem duas fases. Ele tem um diagnóstico, já que não tem como a gente caminhar para o futuro se a gente não conhece a Ponta Grossa de hoje”, afirmou.
O principal objetivo do plano estratégico é orientar os gestores públicos a enxergarem além da duração de seus mandatos, buscando atender de forma mais assertiva às necessidades dos municípios por meio de políticas públicas efetivas.
A primeira fase do Masterplan foca em um diagnóstico detalhado da cidade, para que seja possível planejar o futuro com maior precisão. O segundo momento elabora metas e possíveis ações para alcançar o cenário projetado.
“O segundo momento é onde foram feitos planos de metas e ações para que realmente a gente possa alcançar essa cidade melhor do que a gente espera para o futuro. Então, um instrumento aí muito importante, feito a várias mãos”, completa Priscilla.
Leia mais: Vereadores aprovam mudanças no semáforo intermitente em Ponta Grossa
Na conversa ao vivo, questionamos a representante do CDEPG se a cidade de Ponta Grossa está longe do que foi projetado para o ano de 2043. Priscilla destaca que houve falta de planejamento do desenvolvimento da cidade, em alusão à falta de água que atingiu toda a cidade.
“O que aconteceu foi uma falta de planejamento. Então, a gente tem esse Norte de 2043, mas como eu disse, o planejamento é orgânico, o que a gente sempre tem que tá tentando antever o que pode acontecer e se organizar para isso”, explicou.
O Masterplan está disponilizado no site oficial do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), e você pode acessar clicando aqui.
Veja entrevista completa ao vivo com o repórter Vinicius Sampaio.