A fanfarra do Colégio Instituto de Educação de Ponta Grossa, comandada pelo maestro Willian de Oliveira Souza, conquistou diversas premiações na Copa de Bandas e Fanfarras em Barra Velha-SC, no dia último sábado (02). São 13 títulos conquistados e dois destaques individuais. O grupo não apenas conquistou boas colocações, mas também construiu memórias e experiências que os alunos vão levar para sempre, conta o maestro.
O Portal BnT conversou com o maestro Willian de Oliveira Souza e o mor de comando Juan Gabriel Ferreira, que contaram que foram meses de ensaios intensos e cansativos, porém sabiam que todo esforço desde o começo iria ser bem recompensado. “Ano passado nós iríamos para Barra Velha, porém teve as quedas de barreira nas serras devido às fortes chuvas, sendo assim foi cancelado. Esse ano deu tudo certo e conseguimos participar da Copa Barra Velha de Banda e Fanfarras”, conta Willian.
Os alunos puderam participar de uma grande comemoração durante a viajem, “além de todas as conquistas eles puderam trazer muita experiência, pois competiram com bandas de alto nível brasileiro. Competindo também com bandas de Mato Grosso, Balneário Camboriú, Litoral e interior Paranaense e Catarinense! Também podendo trazer a primeira tão desejada experiência de estar numa praia, amizades de outras bandas e fanfarras, a memória de todos os momentos que tiveram lá. Muita alegria e o que mais nos deixa feliz e nos motiva a emoção, o choro de alegria de dever cumprido e ver nossos alunos se destacando nas três categorias que competimos”, completa o maestro.
Willian deixa também um agradecimento especial a diretora Carmen Lúcia Souza Pinto, do Instituto de Educação, “sem ela não teríamos e nem seríamos nada e a onde chegamos até hoje.
Só temos a agradecer por tudo que ela tem feito por nós e também para aqueles professores, funcionários e a comunidade que sempre unem forças para nossos sonhos se tornarem realidade! Obrigado a secretaria do colégio que sempre está conosco e ao coordenador Antônio Carlos Schimidt da Banda Marcial Marista Pio XII, que nos doou os uniformes do Corpo Coreografico. Ao maestro Grazianni Moraes do projeto Som da Banda de Maringá, que nos doou os uniformes da banda. Gratidão a todos envolvidos“, destaca.
A expectativa para o próximo ano é grande e as metas são maiores ainda, a fanfarra vai ser audaciosa e vai atrás de grandes títulos. “Para esse ano já foram encerrados os campeonatos do meio, mas ano que vem nossa principal meta é o Paranaense para conquistarmos e se Deus permitir irmos para nosso Primeiro Nacional levando o nome do Colégio e de Ponta Grossa. Mas isso só será possível se conseguirmos apoio financeiro, pois muitos professores do colégio ajudam apadrinhando os alunos e também na compra de instrumentos e manutenção, pais também colaboram muito com o máximo de esforço para ajudar a pagar as viagens pois cada um paga o seu e de seu filho muitas vezes!”, explica o maestro.
Títulos conquistados:
BANDA DE PERCUSSÃO MARCIAL – JUVENIL
1º Lugar Banda de Percussão Marcial Juvenil
1º Lugar Baliza Juvenil
1º Lugar Corpo Coreografico Juvenil
3º Lugar Pelotão de Bandeiras Juvenil
1º Lugar Mor de Comando Juvenil
BANDA DE PERCUSSÃO SINFÔNICA – JÚNIOR
2º Lugar Banda de Percussão Sinfônica JÚNIOR
2º Lugar Mor de Comando Júnior
2º Lugar Pelotão de Bandeiras Júnior
BANDA DE PERCUSSÃO COM INSTRUMENTOS MELÓDICOS – SÊNIOR
1º Lugar Banda de Percussão C/Instrumentos Melódicos Sênior
1ºLugar Mor de Comando Sênior
2º Lugar Corpo Coreografico Sênior
2º Lugar Pelotão de Bandeiras Sênior
1º Lugar Baliza sênior
DESTAQUES INDIVIDUAIS
Maestro Destaque
Baliza Destaque
Fotos: Arquivo pessoal