Acontece no dia 23 de novembro a partir das 7h30, a Feira de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade de Piraí do Sul – Comunidade Quilombola Família Xavier. O evento gratuito está marcado para ocorrer no Pavilhão Cultural de Piraí do Sul.
A reportagem do Portal BnT conversou com a Líder da Comunidade e Coordenadora de Projetos Afro da Secretaria de Educação e Cultura de Piraí do Sul, Angela Hundzinski. Ela destaca que vários feirantes vão participar, expor e vender as sementes. “Haverá apresentação cultural, palestras, shows, roda de samba, capoeira, dança e almoço (R$ 20,00). É um evento que estamos tentando trazer e resgatar nossa cultura quilombola. Aqui em Piraí do Sul não temos um território quilombola, tem em Arapoti e aqui não. A maioria das festas acontece em Piraí, onde aqui tem 46 famílias. Vamos trazer o conhecimento das sementes crioulas através dos 34 expositores, que são indígenas, pequenos produtores, quilombolas de outras regiões e todos com a mesma qualidade de sementes”.
Angela também disse que “as sementes crioulas (milho, feijão, ervilha, etc) são guardadas de geração em geração, preservadas por guardiões. Cada semente que é vendida ou trocada na feira, são sementes que tem mais de 100 anos”.
Leia também: Rapaz é preso por tentar matar homem após discussão em bar da região