A 51º edição do Festival Nacional do Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia na próxima quinta-feira (26) e segue até o dia 09 de novembro.
Durante o mês de outubro, a pré-programação do Fenata acontece principalmente no Lago de Olarias, com a Carreta Sesi. A partir do dia 03, o Festival realiza sua abertura oficial no Cine-Teatro Ópera e a programação continua com peças em vários locais. O cronograma completo está disponível no site do Fenata.
“O Fenata esse ano foi pensado como uma nova fase”, explica o diretor de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UEPG, Nelson Silva Junior. Uma das mudanças é que não haverá premiação. “Respondendo as demandas da classe artística, passamos a ser uma mostra, em que todos têm a mesma participação. Outra coisa é que, a cada ano, traremos uma linha curatorial diferenciada”.
Em 2023, a linha curatorial é a palhaçaria. “Por isso, estamos trazendo alguns dos maiores palhaços do Brasil e do mundo, como o Chacovachi e Márcio Libar”, adiciona Nelson. Interpretado pelo argentino Fernando Daniel Cavarozzi, o palhaço Chacovachi estrela “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar sua vida”, espetáculo que encerra o 51º Fenata.
Entre os dias 26 e 31, inicia o “pré-Fenata”, com espetáculos na carreta-palco do Sesi e o festival de teatro científico “Ciência em Cena”. A programação oficial inicia no dia 03 de novembro, com o espetáculo “GAG”, da companhia de dança G2 do Teatro Guaíra. Dirigida por Gabriel Vilela, a peça é uma adaptação de “Sobre o Teatro de Marionetes”, de Heinrich von Kleist. “O Fenata está muito mais dinâmico em relação à divisão de mostras, que estão sendo diluídas: temos palhaçaria na Mostra Telmo Faria; espetáculos infantis no auditório A do Ópera; é um desenho novo para o Festival”, conclui Nelson.
Leia também: PRF apreende quase 5 toneladas de maconha escondidas em caminhão em Prudentópolis