Com expectativa de receber cerca de 50 mil pessoas, a edição de 2025 da Festa das Nações de Santa Rita de Cássia promete movimentar a Praça Hulda Roedel, em frente à Igreja Matriz, entre os dias 17 e 25 de maio. Considerada o maior evento do circuito religioso de Ponta Grossa, a celebração terá programação religiosa intensa, atrações musicais católicas e uma praça de alimentação ampliada com comidas típicas de mais de uma dezena de países.
Este ano, a festa também marca a despedida do pároco Monsenhor Evandro Luís Braun, nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Campo Mourão. “Será uma bonita festa, em um ambiente fraterno, do tamanho que a paróquia merece. Tenho a alegria de ter servido aqui meus últimos cinco anos como pároco. Hoje, Deus me chama para uma nova, bela e desafiadora missão. Levarei para sempre comigo a alegria e o ardor pelo ousado anúncio do Evangelho – características desta comunidade”, afirmou Monsenhor Evandro.
Novidades e estrutura ampliada
Entre as novidades da edição 2025 está a ampliação da praça de alimentação, que contará com 1.500 metros quadrados de área coberta. A estimativa da organização é de que cerca de nove toneladas de alimentos sejam consumidas durante os nove dias de evento. Além dos visitantes de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, são esperadas caravanas vindas do norte do Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, conforme levantamento feito a partir de edições anteriores.
Para garantir o bom funcionamento da festa, cerca de 1.200 paroquianos atuarão diariamente em diferentes frentes logísticas. Toda a renda arrecadada será destinada à construção do Centro de Evangelização Santa Rita de Cássia, no bairro Chapada. A estrutura deve abrigar os principais eventos da comunidade a partir de 2026.
Programação religiosa e atrações musicais
A programação religiosa contará com missas e novena da padroeira de segunda a sábado, às 15h e 19h. No domingo de abertura da festa, as celebrações ocorrem às 10h30 e às 19h. No encerramento, dia 25, será celebrada uma única missa, às 10h30, seguida de procissão.
O ponto alto da festa será no dia 22 de maio, data litúrgica dedicada a Santa Rita. Neste dia, serão celebradas quatro missas: às 12h, 15h, 17h e 19h. A última celebração contará com a presença do bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari.
A praça gastronômica funcionará diariamente das 18h às 23h. Aos finais de semana, o espaço abre mais cedo, às 14h. Após a missa da noite, o palco principal receberá atrações musicais com bandas e cantores católicos.
Tradição e solidariedade
O tradicional churrasco do encerramento, no dia 25, será seguido de bingos e do aguardado Show de Prêmios, que distribuirá mais de R$ 35 mil. As cartelas podem ser adquiridas pelas redes sociais da paróquia ou diretamente na festa, com vendedores identificados. Os cupons para o churrasco têm desconto promocional na compra antecipada.