A chuva insistente do final de semana não atrapalhou as festividades do Festival Multicultural de Castro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), no Espaço Cultural Vicente Machado. A programação também contou com o Arraiá Pé de Moleque e com a 17ª Mostra de Dança, do Projeto Dança Castro.
Conforme explicaram o superintendente de Cultura do município, Daniel Schendroski Filho, e a coordenadora da Mostra de Dança, Lílian Maciel, foram necessárias algumas adaptações na programação, mas a diversão foi igualmente garantida, assim como as apresentações culturais que vinham sendo ensaiadas ao longo dos últimos meses. O evento foi pensado justamente para valorizar a cultura e os artistas locais, assim como os alunos das oficinas do Projeto Dança Castro.
Na sexta-feira foram realizadas a abertura e as apresentações dos alunos das escolas municipais. As barracas de comidas típicas juninas garantiram grande movimentação no evento. No sábado (8), foram canceladas algumas das apresentações que estavam previstas para ocorrer durante o dia, mesmo assim, o evento seguiu com diversos atrativos, entre eles a encenação do casamento caipira, feita pelo grupo de teatro ‘Castro Encena’. Já a Mostra de Dança ficou para o domingo e foi encerrada com a premiação da dançarina destaque 2023 – Mylena Gotz de Oliveira. O terceiro e último dia de evento também contou com apresentações musicais e apresentação do grupo de Taiko. O festival também contou com brincadeiras típicas, como a ‘cadeia’, que garantiu a diversão de muitos participantes.
“A chuva atrapalhou, mas não intimidou os festeiros. Pudemos cumprir com toda a programação prevista. A 17ª Mostra de Dança sempre muito bem apresentada pelos alunos das oficinas culturais, encantaram o público. O teatro caipira com os alunos da oficina de teatro adulto arrancou aplausos e risos. As duplas sertanejas, cada vez mais surpreendendo com a qualidade das apresentações. As APMFs esquentaram nossos corações, com as barraquinhas e brinquedos e com os produtos juninos. O Festival Multicultural Pé de Moleque foi um sucesso e aguardamos o público para a próxima edição”, destacou Daniel Schendroski Filho.