Os terminais de ônibus Uvaranas e Central, em Ponta Grossa, registraram longas filas desde terça-feira (06) devido à grande demanda para renovação e carregamento do Passe Livre. Os usuários também enfrentam dificuldades para atualizar ou emitir os cartões Estudante, Isento e para realizar o cadastro no sistema Conecta PG.
No Terminal Uvaranas, as filas estiveram extensas. Maurici Ferreira, que aguardou para carregar um cartão estudantil, relatou a situação. “Aqui no terminal Uvaranas está um caos para carregar cartão estudantil. Fila enorme tanto dentro como por fora do terminal”, relatou Maurici.
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Segundo ele, o atendimento também está deficitário. “E ainda só tem uma pessoa na cabine para atender a demanda. Já faz mais de uma hora que estou aguardando para carregar o cartão estudantil, disse ele”, afirmou.
O Terminal Central também teve grande concentração de passageiros desde terça-feira (05), com a procura de emissão e renovação dos cartões de transporte. Veja imagens.
A Viação Campos Gerais (VCG) se posicionou sobre a situação. “Tem fila porque aumenta a demanda e estamos operando dentro da nossa capacidade máxima de atendimento. Só ontem atendemos pouco mais de mil pessoas. Muitos acabam deixando também pra última hora, o que acaba causando esse número maior da demanda”, aponta. No terminal Central, funcionários da Prefeitura e da VCG foram mobilizados em uma força-terfa para auxiliar no atendimento.
Orientações
A Prefeitura de Ponta Grossa registrou algumas orientações sobre as filas nos terminais e buscar agilidade no atendimento. Os alunos que desejam solicitar o Passe-Livre pela primeira vez devem seguir os seguintes passos:
- Solicitar na escola um documento que comprove o direito ao benefício.
- Apresentar esse documento no Departamento de Transporte, localizado no Terminal Central, junto com os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG, CPF e comprovante de residência).
Para os estudantes que continuam na mesma escola e no mesmo endereço, a renovação do benefício ocorre automaticamente. Nesse caso, basta apenas realizar a recarga do cartão.
Mudança de escola ou endereço
Os alunos que mudaram de escola ou endereço devem procurar a instituição de ensino para atualizar e verificar sua situação. Após a emissão da declaração da escola confirmando o direito ao benefício, o estudante precisa levar esse documento, juntamente com seus documentos pessoais e os do responsável, até o Terminal Central para efetuar um novo pedido.
Para evitar fraudes, o aluno ou responsável deve apresentar um documento que comprove a propriedade do cartão no momento da recarga.
O que fazer caso a recarga não seja realizada até o dia 20?
Se o estudante tiver direito ao benefício, mas não realizar a atualização dos documentos até o dia 20, os créditos do Passe-Livre serão disponibilizados a partir de março. Durante esse período, o aluno poderá utilizar um cartão de meia-passagem, permitindo a recarga imediata para uso no mês de fevereiro, pagando meia tarifa até a liberação integral do benefício.
*Com informações da Assessoria