Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Ponta Grossa

Filas tomam conta de terminais de ônibus em Ponta Grossa; veja orientações

WhatsApp Image 2025-02-05 at 164836 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-02-05 at 164836
Foto: Vinicius Sampaio
Os usuários enfrentam dificuldades para renovação e carregamento do Passe Livre. Confira orientações da Prefeitura para evitar filas.

Os terminais de ônibus Uvaranas e Central, em Ponta Grossa, registraram longas filas desde terça-feira (06) devido à grande demanda para renovação e carregamento do Passe Livre. Os usuários também enfrentam dificuldades para atualizar ou emitir os cartões Estudante, Isento e para realizar o cadastro no sistema Conecta PG.

No Terminal Uvaranas, as filas estiveram extensas. Maurici Ferreira, que aguardou para carregar um cartão estudantil, relatou a situação. “Aqui no terminal Uvaranas está um caos para carregar cartão estudantil. Fila enorme tanto dentro como por fora do terminal”, relatou Maurici. 

Leia mais: Novo edital do CNU deve ser lançado em breve, diz ministra

Segundo ele, o atendimento também está deficitário. “E ainda só tem uma pessoa na cabine para atender a demanda. Já faz mais de uma hora que estou aguardando para carregar o cartão estudantil, disse ele”, afirmou.

O Terminal Central também teve grande concentração de passageiros desde terça-feira (05), com a procura de emissão e renovação dos cartões de transporte.  Veja imagens. 

A Viação Campos Gerais (VCG) se posicionou sobre a situação. “Tem fila porque aumenta a demanda e estamos operando dentro da nossa capacidade máxima de atendimento. Só ontem atendemos pouco mais de mil pessoas. Muitos acabam deixando também pra última hora, o que acaba causando esse número maior da demanda”, aponta. No terminal Central, funcionários da Prefeitura e da VCG foram mobilizados em uma força-terfa para auxiliar no atendimento.

Orientações

A Prefeitura de Ponta Grossa registrou algumas orientações sobre as filas nos terminais e buscar agilidade no atendimento. Os alunos que desejam solicitar o Passe-Livre pela primeira vez devem seguir os seguintes passos:

  • Solicitar na escola um documento que comprove o direito ao benefício.
  • Apresentar esse documento no Departamento de Transporte, localizado no Terminal Central, junto com os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG, CPF e comprovante de residência).

Para os estudantes que continuam na mesma escola e no mesmo endereço, a renovação do benefício ocorre automaticamente. Nesse caso, basta apenas realizar a recarga do cartão.

Mudança de escola ou endereço

Os alunos que mudaram de escola ou endereço devem procurar a instituição de ensino para atualizar e verificar sua situação. Após a emissão da declaração da escola confirmando o direito ao benefício, o estudante precisa levar esse documento, juntamente com seus documentos pessoais e os do responsável, até o Terminal Central para efetuar um novo pedido.

Para evitar fraudes, o aluno ou responsável deve apresentar um documento que comprove a propriedade do cartão no momento da recarga.

O que fazer caso a recarga não seja realizada até o dia 20?

Se o estudante tiver direito ao benefício, mas não realizar a atualização dos documentos até o dia 20, os créditos do Passe-Livre serão disponibilizados a partir de março. Durante esse período, o aluno poderá utilizar um cartão de meia-passagem, permitindo a recarga imediata para uso no mês de fevereiro, pagando meia tarifa até a liberação integral do benefício.

*Com informações da Assessoria

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior Castro elabora Plano Plurianual com participação popular e ferramentas digitais Projeto “Brincar de Quê?” resgata brincadeiras antigas em evento gratuito neste sábado (17) Connect Week promete movimentar PG com inovação, cultura e negócios FRAUDE DO INSS: aposentados e pensionistas de Ponta Grossa são lesados com descontos indevidos Receita Federal alerta para entrega antecipada do Imposto de Renda Casa do Artesão amplia atividades e atrai comunidade com oficinas gratuitas