Destaque Política

Filipe Chociai propõe anular aditivo para extensão de vida útil de ônibus da VCG

Filipe-Chociai Boca no Trombone
Divulgação
Segundo Chociai aditivo que beneficia a VCG foi firmado ilegalmente pelo Poder Executivo. Os ônibus foram retirados de circulação pois atingiram a vida útil

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Filipe Chociai (PSD), protocolou nesta quarta-feira (07), o projeto de decreto legislativo n.º 01/2024, que tem por objetivo sustar os efeitos do décimo terceiro aditivo ao contrato n.º 143/2023, firmado entre o Município de Ponta Grossa e a empresa Viação Campos Gerais – VCG, publicado durante a semana pelo Município de Ponta Grossa.

Segundo Chociai, o Município firmou o aditivo contratual, estendendo ilegalmente para 14 anos a vida útil dos veículos do transporte coletivo urbano, sem autorização legal para tanto.

“Ocorre que a prefeita Elizabeth considerou aprovado o projeto de lei n.º 424/2023, enviado à Câmara, por ter recebido 10 votos favoráveis e 07 contrários, mesmo tendo o sistema Legislador apontado sua rejeição. Sem adentrar o mérito do quórum para aprovação da matéria. Mesmo que o projeto de lei tivesse sido aprovado em primeira discussão (como está sendo equivocadamente considerado pelo Poder Executivo) o mesmo deveria ter sido aprovado também em segunda discussão, para ter preservada sua regularidade, para somente depois ser enviado à Sanção do Poder Executivo, e assim ser aplicável. É uma situação nunca vista em Ponta Grossa e que certamente não será albergada pela legislação e pelos órgãos fiscalizadores”, disse Chociai.

Segundo o parlamentar, nos termos do art. 57 da Lei Orgânica Municipal, a maioria absoluta dos vereadores poderia ter apresentado novo projeto de lei de igual teor ao 424/2023 – inclusive em regime de urgência – o que não foi feito até o término do ano legislativo de 2023; ou poderia o Poder Executivo ter reapresentado a matéria ao Poder Legislativo, não sendo necessária essa correria tão grande realizada pelo Poder Executivo, para beneficiar a concessionária do transporte coletivo, na contramão do interesse público.

Leia também: Prefeitura de PG autoriza ônibus “aposentados” da VCG a circularem novamente

Filipe-Chociai Boca no Trombone
Divulgação

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)