Destaque Ponta Grossa

GERAR transforma vidas inserindo jovens no mercado de trabalho

Atuando por quase duas décadas, a GERAR capacita e direciona jovens para vagas de aprendizado e estágio em diversas áreas.

A organização social sem fins lucrativos GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) tem sido um farol de esperança para jovens em busca de oportunidades profissionais. Atuando há quase duas décadas, a instituição, enraizada nos valores de progresso e igualdade social, iniciou suas atividades em Curitiba-PR, onde mantém sua matriz.

A GERAR direciona jovens para vagas específicas de aprendizagem e estágio em sua sede, oferecendo uma carga horária de 4 a 6 horas diárias. Os estudantes prestes a se formar têm a chance de entrar no mercado de trabalho conforme sua área de formação.

Com vagas disponíveis para diferentes áreas, como comércio, varejo, auxiliar administrativo e de alimentos, a organização acolhe jovens a partir dos 14 anos. Atualmente, estão abertas 20 vagas, tanto para aprendizes quanto para estágios.

Marcos Vinicius Postanovicz, aprendiz legal do GERAR Ponta Grossa, expressou sua gratidão pela oportunidade oferecida pela organização. “Nunca pensei que eu iria chegar onde estou hoje, com 16 anos já comecei a trabalhar e foi uma surpresa para mim quando recebi o e-mail do GERAR me convidando para a contratação. Agradeço muito a essa organização, eu nem imaginava o tamanho disso e graças a ela eu tive minha primeira experiência de emprego”, disse.

De acordo com Cléia Franczak, coordenadora regional da subsede da GERAR em Ponta Grossa, o processo de aprendizagem inicia com o cadastro dos dados do jovem no site da organização. Após a seleção pela empresa contratante, o jovem realiza até 4 dias de trabalho contínuo e um dia de estudos teóricos, tudo custeado pelo empregador na sede da organização.

Para aqueles em busca de emprego ou do primeiro emprego, basta comparecer pessoalmente na rua Dr. Penteado de Almeida, 240 – Centro, com um currículo em mãos, indicando idade e período de estudo (manhã, tarde ou noite).

O professor Ezequiel Zacarias destaca a importância do programa de formação continuada, salientando as limitadas oportunidades para jovens no Brasil. “O programa é de grande importância pois temos que estar cientes que aqui no Brasil as oportunidades para os jovens são muito pequenas e são programas como este que fazem com que o jovem adentre no mercado de trabalho e se profissionalize para que no futuro ele possa estar competindo no mesmo nível, justamente pela experiência profissional que ele adquiriu no curso de aprendizagem e com o programa Jovem Aprendiz”, disse.

Victor Guilherme Ferreira, jovem aprendiz, diz se sentir agradecido pela oportunidade que a organização lhe proporcionou e enfatiza que o programa é uma verdadeira lição de vida. “Só tenho a agradecer essa organização por estar conosco [jovens] nos ajudando. Este é meu segundo programa jovem aprendiz que faço e como diz o professor, é uma aula para a vida toda e acredito que seria muito bom se todos os jovens pudessem ter essa oportunidade porque é um início de vida”, afirma.

Confira abaixo a reportagem completa:

Leia também: Jovens Judocas de PG brilham na Copa Santa Maria de Judô e agradecem apoio na compra de rifas


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone