Paraná

Governo envia projeto de ‘terceirização’ de escolas para a ALEP. Proposta motivou greve dos professores

Foto: Albari Rosa/AEN
Governo diz que projeto irá "otimizar a gestão das escolas mediante uma parceria com empresas com expertise em gestão educacional"

O Governo do Estado mandou, nesta segunda-feira (27), o projeto de lei que oficializa o programa ‘Parceiros da Escola’ para a Assembleia Legislativa. O projeto foi alvo de críticas severas do APP Sindicato, que deflagrou greve a partir do dia 3 de junho.

De acordo com a proposta, o ‘Parceiros da Escola’ tem como intuito “otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante uma parceria com empresas com expertise em gestão educacional”. Na prática, as empresas de fora (terceirizadas) serão responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas selecionadas na rede e pela gestão de funcionários (limpeza/segurança).

Segundo o governo estadual, o ‘Parceiro da Escola’ será instalado mediante consulta pública junto à comunidade escolar, em modelo similar das consultas das cívico-militares. A proposta é que a consulta aconteça em 200 escolas de cerca de 110 cidades, nas quais foram observados pontos passíveis de aprimoramento em termos pedagógicos.

O programa não atinge escolas indígenas, em comunidades quilombolas, em ilhas ou as cívico-militares. Segundo as regras, o parceiro contratado deverá utilizar os Sistemas Estaduais de Registro Escolar, ficando a cargo da Secretaria de Estado da Educação a expedição de normativas para o uso. O parceiro contratado também poderá utilizar as plataformas digitais disponibilizadas pela Seed para aplicação de seu plano de trabalho.

Confira todo o projeto acessando aqui.

Greve

No sábado (25), professores estaduais aprovaram, em Assembleia Estadual realizada pelo APP Sindicato, uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 03 de junho.

De acordo com o sindicato, mais de 4 mil educadores(as) participaram da Assembleia e definiram pela paralisação total das atividades em resposta ao projeto do governador Ratinho Júnior (PSD) em terceirizar 200 escolas do Estado.

Com informações da AEN

Leia também: Por conta de conserto de rede, vila de Ponta Grossa deverá ficar sem água até às 21h


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone