O estande do Paraná no Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro (RJ), permitiu aos visitantes conhecer e sentir a natureza, cultura e gastronomia do Estado. Além de divulgar os Campos Gerais através da 2ª edição do Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná. O Salão Nacional do Turismo foi organizado pelo Ministério do Turismo, e reuniu, até este domingo (11), representantes da área de todos os estados.
O público estimado pela organização ultrapassou 100 mil pessoas. Durante os quatro dias de programação, mais de 80 expositores paranaenses apresentaram seus produtos e serviços. O Guia Conheça Campos Gerais representou a região através da indicação da Adetur Campos Gerais do Paraná. Sendo um produto realizado pelo Portal Boca no Trombone, com cooperação técnica da Adetur, e apoio do Governo do Paraná, Viaje Paraná, Sebrae e Fecomércio.
“Uma região com identidade forte como os Campos Gerais precisa ser mostrada ao Brasil e ao mundo. Temos produtos de experiência turística, gastronomia, hotelaria, eventos, atrativos naturais e culturais e lindas histórias para contar”, ressalta o presidente da AdeTur, Guilherme Forbeck.
A ADETUR tem como principal objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo na região, e tem direcionado esforços na qualificação, formalização do trade e promoção turística. “A cooperação técnica com o BNT veio de encontro ao nosso objetivo, e nos permitiu mostrar empreendimentos formalizados e de qualidade, para ajudar os turistas que vêm aos Campos Gerais a montar seus roteiros”, completou o presidente Forbeck.
O Diretor de Conteúdo do Portal BnT Online, Marcos Silva, explica que o Portal BnT e o Guia Campos Gerais assumem um papel de representar a região. “Estivemos nos principais eventos de turismo do país, foi assim no Salão de Turismo do Paraná, em Curitiba; no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu; e, também, no Salão Nacional de Turismo do Rio de Janeiro. Em todos esses eventos assumimos a missão de representar cada um dos municípios e cada um dos empreendimentos que fazem parte do Guia”, destacou.
Nesta edição, a região foi convidada pelo Estado do Paraná para compor o estande para divulgar os produtos e serviços turísticos na área cultural e rural com a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), o Guia de Turismo dos Campos Gerais e o lavandário Het Dorp.
“Ficamos honrados por termos produtos fortes representando a região em um espaço temático proporcionado pela Setu/PR. Além das ações de promoção e comercialização realizados pela Arena das Experiências do Brasil, espaço que tinha como objetivo divulgar pelo Sebrae Nacional e Ministério do Turismo as experiências destaques do Brasil. Desta forma, nossa região também foi contemplada”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.
Marcos Silva, ainda, ressalta que a “missão é levar a conhecimento do grande público as belezas, os atrativos e os potenciais que a nossa região oferece. Há muito tempo os Campos Gerais deixaram de ser uma promessa para se transformar numa realidade, mas junto a isso nós precisamos de mais divulgação, mais estímulo à visitação e é isso que nós nos propomos a fazer em cada um desses eventos”.
Participar de um evento nacional como o Salão Nacional do Turismo proporciona visibilidade aos participantes, fortalece o networking, promove os negócios e atualiza sobre as tendências e políticas que impulsionam o desenvolvimento do setor, observa a consultora Nádia.
Na seleção dos produtos de experiência estavam entre eles: Imersão com Yoga na Furma Grande-PR, da empresa Refúgio dos Curucacas; explore o Parque Estadual de Vila Velha, da empresa Sou Vila Velha; Lavandário Ateliê de Tamacos, da empresa Het Dorp; e do Paraná e seus roteiros da empresa Cooptur, que podem ser acessadas através do Guia impresso, mas também no formato online, no site ou APP ‘Conheça Campos Gerais’.
Ver essa foto no Instagram