Destaque Turismo

História e Educação: O primeiro jardim de infância do Brasil em Castro

Casa da Cultura Emilia Erichsen Boca no Trombone
Primeiro jardim de infância particular do Brasil, fundado em 1862 por Emília Erichsen, está localizado em Castro. Hoje, o prédio abriga um arquivo histórico.

A Casa da Cultura Emília Erichsen, localizada na antiga rua de passagem das Tropas, foi o primeiro jardim de infância particular do Brasil, fundado em 1862. Hoje esse espaço destina-se ao arquivo histórico municipal e exposições culturais.

Por longos anos, no prédio número 66, da Rua das Tropas, esquina com a rua Benjamim Constant, funcionou o jardim-escola de dona Emília, local em que várias gerações de meninas receberam as primeiras noções de educação.

Em 1855, chegaram a Castro os membros da família Erichsen, composta do dinamarquês Conrado Erichsen, sua esposa, Emília e filhos, vindos de São Paulo; no ano de 1862, faleceu Conrado Erichsen. Para dar sustento aos seus filhos menores, Emília Erichsen, senhora de aprimorada cultura, montou um estabelecimento de ensino para meninas, que se tornou o primeiro Jardim de Infância do Brasil.

A Senhora Erichsen vendeu o prédio de seu “Jardim de Infância”, em 01 de agosto de 1905, ao cidadão Carlos Betenheuse, afastando-se para a cidade de Palmeira, onde faleceu em 28 de setembro de 1907.

Apesar de não ter sido construído com a finalidade de abrigar um estabelecimento educacional, foi tombado em 1991, pelo uso que desempenhou como o primeiro Jardim de Infância no país, além da sua importância arquitetônica.

CONSTRUÇÃO

Edificação em taipa, provavelmente da década inicial do século XIX, constitui bom exemplo da arquitetura adotada no Paraná durante a fase do tropeirismo. Sediou o primeiro jardim-de-infância particular do Brasil, dirigido pela educadora Emília Erichsen.

Construída sobre plataforma retangular, a edificação tem sua fachada principal emoldurada por cunhais de massa, aberturas enquadradas por requadros em madeira e encimadas por vergas retas; janelas em sistema de guilhotina, divididas em quadrículos, e postigos internos. Cobertura em telhado de quatro águas, telha capa e canal, arrematada por beiral em cimalha.

Horário de funcionamento: Segunda – feira a sexta – feira das 8h às 12h, das 13h às 17h

Contato: (42) 2122-5532

Guia Turístico Conheça Campos Gerais

O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.

O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.

Leia também: Caia em uma trilha off-road e explore o passado no Túnel Fábio Rego em Jaguariaíva

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)