Imagens captadas por câmeras de segurança de uma residência flagraram um homem praticando o crime de abandono de animal, na noite desta sexta-feira (7), na Vila Nova Ponta Grossa.
As cenas estão sendo compartilhadas pelos vizinhos, que buscam identificar o cidadão. O grupo também pede punição para o mesmo, com base na nova Lei nº 14.064/2020, que estabelece pena de até dois anos de detenção, além de multa e proibição de guarda de animais.
O Portal BnT Online também recebeu as imagens. Confira no vídeo!
De acordo com as informações repassadas pelos vizinhos, depois que o homem saiu correndo, o cachorrinho conseguiu se soltar e passou a vagar pelo bairro. O animal fica em frente aos portões das residências, em busca de alimento e abrigo.
Denúncia
Quem tiver informações que ajudem a identificar o responsável pelo crime pode entrar em contato com a Polícia Militar, através do telefone 190. Ou então, diretamente com a unidade da Guarda Civil Municipal responsável pelo atendimento a casos de maus tratos. O número é 153, ou então através do whats 42 9155-1024
Abandonar é crime!
Quem ama cuida, certo? Infelizmente, nem todos pensam assim. O abandono de animais é um problema recorrente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas, felizmente, o país tem tomado medidas mais rígidas para combater essa prática cruel e criminosa.
Recentemente, foi sancionada a Lei nº 14.064/2020, que aumenta a pena para quem abandona animais. Antes, o crime era considerado de menor potencial ofensivo e a punição era uma multa. Agora, a pena pode chegar a dois anos de detenção, além de multa e proibição de guarda de animais.
Saúde pública
Além disso, o abandono de animais é um problema de saúde pública. Os bichos abandonados nas ruas podem transmitir doenças para outros animais e até mesmo para humanos. Isso sem contar os acidentes de trânsito que podem ser causados por animais soltos nas vias públicas.
Por isso, é importante conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos animais. Ter um pet é uma responsabilidade que deve ser levada a sério. É preciso oferecer abrigo, alimentação adequada, cuidados veterinários e muito amor. Se, por algum motivo, não for possível manter o animal, é preciso procurar um lar responsável ou uma ONG que possa ajudar.
Leia mais:
Tutor de cachorro que morreu vítimas de maus tratos é detido pela GM