SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 17°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

HU-UEPG ganha reforço de R$ 1,5 milhão para ampliar cirurgias pelo SUS

Nova sala cirúrgica do HU-UEPG recebe R$ 1,5 milhão em equipamentos e amplia atendimento pelo SUS em Ponta Grossa e região.

HU-UEPG
Foto: Aline Jasper
Publicidade

A nova sala cirúrgica do HU-UEPG, em Ponta Grossa, foi inaugurada nesta quarta-feira (24) com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos. A estrutura recebeu cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos disponibilizados por meio do Novo PAC Saúde, do Governo Federal.

A entrega aconteceu no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e contou com a presença da superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elizabete Matheus, além de representantes da instituição.

O reitor eleito e nomeado da UEPG, Ivo Demiate, que atualmente está como reitor em exercício, destacou que a ampliação faz parte de um processo de reorganização e crescimento da estrutura hospitalar.“Essa estrutura é uma sala cirúrgica nova, com cerca de um pouco mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos. O novo Ambulatório Médico de Especialidades acomodou os ambulatórios que estavam no HU e isso abriu espaço para ampliar serviços dentro do hospital”, explicou.

NOVOS EQUIPAMENTOS

A nova estrutura conta com equipamentos destinados ao fortalecimento do Centro de Cirurgia Geral, permitindo mais agilidade e qualidade nos procedimentos realizados pelo SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, o investimento contempla equipamentos modernos voltados para cirurgias gerais, incluindo procedimentos como vasectomia e laqueadura, além de auxiliar diferentes especialidades.

Para a superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elizabete Matheus, a entrega representa um avanço para os pacientes de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. “Tenho certeza absoluta que esse combo de cirurgia vai beneficiar muito a população de Ponta Grossa e da região. São equipamentos de ponta que vão trazer mais segurança e facilitar o trabalho dos profissionais”, afirmou.

REDUÇÃO DAS FILAS

De acordo com Ivo Demiate, uma das áreas que devem ser beneficiadas com a nova sala cirúrgica do HU-UEPG é a ortopedia, especialidade com grande demanda devido aos atendimentos de urgência e emergência. “Nós temos problemas relacionados a acidentes de trânsito e situações de urgência que acabam gerando uma fila maior do que gostaríamos. Com essa nova sala, conseguimos dar mais fluxo às cirurgias, reduzir filas e agilizar processos”, destacou.

O reitor em exercício também lembrou que o HU-UEPG passa por um processo de expansão e que a construção da segunda torre deve ampliar ainda mais a capacidade de atendimento nos próximos anos. “Estamos investindo em mais estrutura. Em breve teremos uma segunda torre aqui no HU, que vai ampliar sobremaneira nossa capacidade de atendimento”, completou.

A inauguração integra as ações do Novo PAC Saúde e do programa Agora Tem Especialistas, que buscam ampliar o acesso da população brasileira a procedimentos especializados pelo SUS.

Diogo Laba
Autoria
Diogo Laba
Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →