Destaque Política

Início do Estar Digital em Castro é questionado na Câmara Municipal

Foto: Matheus de Lara / BnT
Também foi assunto na Câmara de Castro sobre o processo de restauro do prédio do antigo fórum da cidade

Desde a segunda-feira (3) as cobranças por uso das vagas na área de estacionamento regulamentado em Castro por meio do Estar Digital, tem gerado reclamações de vários motoristas. Das novidades do novo sistema é que outras ruas também foram colocadas para a fiscalização.

Nesse sentido, um dos assuntos tratados na sessão ordinária desta quarta-feira (5) na Câmara Municipal de Castro foi o requerimento nº 244/2023 de autoria do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos) sobre o novo sistema. O vereador pede esclarecimentos para o diretor de segurança pública Antonio Sergio de Oliveira sobre a implantação, fato que de acordo com o parágrafo único do artigo 2º da Lei Nº 3.941/2023, a prefeitura ficou autorizada a definir e alterar o quantitativo de vagas através de decreto. Segundo Jovenil, “foi elaborado algum decreto alterando as ruas a serem fiscalizadas?, em caso positivo solicito o envio de cópia do decreto e em caso negativo, qual o motivo da inclusão das novas ruas na Zona Verde Digital?”, questiona o vereador.

Durante a sessão, o vereador também destacou que o diretor de segurança esteve em uma rádio da cidade explicando dúvidas do Estar Digital. Mesmo assim, Jovenil explica que como o início é recente, ainda há algumas reclamações sobre o sistema. “Tem quadras que não tem comércio, ou seja, só tem residência e com isso as reclamações. Agora a população chega no estacionamento e não tem como parar por muito tempo com seu veículo, devido ser cobrado o valor”. Jovenil Freitas pede que para não prejudicar os moradores das ruas em questão, se tem a possibilidade de ser revista para alguns pontos.

Já o vereador Augusto Beck (PP) também pediu para que a prefeitura publique no facebook algumas regras normais de funcionamento do novo Estacionamento Regulamentado. Por outro lado, Beck também disse para incentivar os proprietários de terrenos baldios no centro da cidade, ou seja, em transformar em estacionamento privados, principalmente aqueles que estão na região e possa facilitar muitos motoristas.

Antigo fórum

Já o requerimento nº 248/2023 de autoria dos vereadores Augusto Beck e Jovenil de Freitas pedem que o governo do Paraná e ao chefe da coordenação do patrimônio cultural do Estado, informações referentes ao processo de restauro do prédio do antigo fórum de Castro, que é patrimônio histórico tombado.

Conforme o vereador é preciso o restauro. “Esse pedido de informações é para esclarecimentos em relação a licitação, como que está, se tem previsão, quando vão fazer, para assim podermos estar passando para os moradores”.

Outro ponto do requerimento é se existe a possibilidade em responsabilizar o município referente as deliberações dos graus 3 e 4 dentro do zoneamento de proteção. Para Beck, o antigo fórum é de importância para a cidade, sendo patrimônio de valor histórico-cultural e arquitetônico e de valor afetivo para a população.

Leia mais sobre o Estar Digital em Castro: Estar Digital já inicia cobranças em Castro; folhas de papel serão aceitas até dia 20


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI