Na madrugada deste sábado (26) pelo horário local, noite de sexta-feira (25), no Brasil. Israel lançou um ataque aéreo direcionado a alvos militares no Irã, confirmaram as Forças de Defesa de Israel (FDI). As ações visam, segundo as FDI, responder aos ataques que o país tem sofrido desde 7 de outubro de 2023, quando o grupo Hamas invadiu Israel, aliado ao Irã. Desde então, Israel afirma estar em estado de alerta e mobilização completa de suas forças defensivas e ofensivas.
Durante o ataque, diversas explosões foram ouvidas na capital iraniana, Teerã, principalmente em bases militares próximas à cidade, como reportou a agência Fars, ligada ao governo iraniano. Não há, até o momento, confirmação sobre possíveis danos ou vítimas. A mídia estatal iraniana comunicou que as autoridades de inteligência estão investigando o ocorrido e destacou que o sistema de defesa iraniano também foi ativado, o que pode ter causado parte das explosões.
Esse confronto ocorre após semanas de tensão crescente entre os países. Em 1º de outubro, o Irã lançou cerca de 200 mísseis em direção a Israel, motivado pela morte de aliados, incluindo Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. O ataque aéreo israelense foi focado exclusivamente em alvos militares, com cuidado para evitar infraestruturas nucleares e petrolíferas, seguindo recomendação de autoridades americanas. Segundo fontes, o presidente Joe Biden orientou Israel a evitar instalações estratégicas do Irã.
Explosões também foram reportadas em Damasco, na Síria, onde Israel teria conduzido ataques contra alvos militares. A Casa Branca confirmou que foi notificada pouco antes da operação e que mantém comunicação com Israel sobre ações coordenadas na região.
Leia também: Guarda Municipal prende homem por invadir apartamento e ameaçar a ex-esposa em PG