As chuvas torrenciais da manhã desta terça-feira (18) causaram impactos em diferentes regiões do município de Ponta Grossa. No Centro, lojas da rua Fernandes Pinheiro, nas proximidades das Lojas Coelho, voltaram a sofrer com alagamentos por conta da quantidade de chuva que caiu sobre a cidade.
Eliza, proprietária de duas lojas na rua, conversou com o Portal BnT e disse que as suas lojas foram novamente tomadas por água. “Desta vez foi muito pior. Conseguimos erguer as mercadorias, mas a água chegou até o caixa. Agora nem deixamos mais as mercadorias tão expostas”, conta.
A lojista já havia conversado com a equipe de jornalismo para relatar sobre os alagamentos frequentes na região em outra reportagem. Uma galeria pluvial da Prefeitura seria a causa do problema. Confira detalhes clicando aqui.
“Hoje a loja estava com clientes, mas precisamos correr e jogar toda água para fora. É complicado. É uma coisa que não tinha porque estarmos passando”, aponta Eliza.
De acordo com o Simepar, a estação meteorológica registrou um acumulado de 3,8 mm na região central de Ponta Grossa. O pluviômetro da Sanepar, localizado na região Norte da cidade, registrou um acumulado de 18,6 mm, sendo 10,8 mm em apenas 15 minutos, às 11h15.
Confira um vídeo de como ficou a situação de uma das lojas. Uma lojista precisou utilizar rodo para remover a água de dentro do estabelecimento. Clique aqui.
Vistorias
Anteriormente, a equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa em relação à galeria pluvial que existe na região, apontada pelos lojistas como a causa dos alagamentos frequentes na via. Fomos então informados de que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos faria uma vistoria no local para descobrir qual era o problema.
Com o novo alagamento, o Portal BnT consultou novamente a Prefeitura para verificar se a vistoria foi de fato realizada. Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que “equipes da Prefeitura estão programando serviços de desobstrução e troca das tampas danificadas das canaletas da Rua Fernandes Pinheiro, no Centro” e que assim como o Calçadão, a Fernandes Pinheiro também passará por uma nova revitalização e manutenção.
Eliza pede por melhorias no local de forma urgente. “Essa rua já foi revitalizada várias vezes e mesmo assim passamos por isso. E se não tivesse ninguém na loja, como ficaria a situação?”, aponta a proprietária.