Um fenômeno astronômico que desperta a curiosidade de muitos está previsto para acontecer neste domingo (13), às 21h22 (horário de Brasília). É neste momento que a Lua Rosa atingirá seu pico de iluminação no dia coincidindo com a lua cheia que aparece após o início do outono no Hemisfério Sul. A coloração da Lua não muda durante este evento; o termo remete ao desabrochar da rosa-musgo, uma flor nativa da América do Norte que floresce na mesma época.
A relevância da Lua Rosa é especial no calendário cristão, pois está vinculado à celebração da Páscoa. A data da Páscoa é determinada pelo primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de outono, o que faz da Lua Rosa um marco para muitos que seguem tradições religiosas. Em 2025, a ocorrência dessa lua será ainda mais notável, pois coincidirá com a “microlua”, quando a lua se encontra em apogeu, parecendo menor em comparação às suas outras fases.
Observar a Lua Rosa é acessível, já que não requer equipamentos especiais; ela é visível a olho nu. No entanto, binóculos ou telescópios podem enriquecer a experiência ao permitir uma visão mais detalhada da superfície lunar. Para os fotógrafos entusiastas, essa também é uma excelente oportunidade para capturar imagens impressionantes do céu noturno.
Além da Lua Rosa, 2025 promete ser um ano repleto de eventos astronômicos significativos, como eclipses solares e lunares e chuvas de meteoros.
Imagem ilustrativa: Pexels