Uma mensagem que repercutiu esta semana nas redes sociais, em que o Papa Francisco teria ‘liberado’ comer carne na Sexta-Feira Santa, é falsa.
Por meio de pesquisas e em acervos de mensagens do pontífice no site do Vaticano, não é possível localizar a tal declaração dada por Francisco sobre o assunto. A mensagem, que diz que um ‘bom churrasco ou um guisado de carne não vai fazer de você uma pessoa ruim’, foi compartilhada em várias redes sociais, como Facebook e Whatsapp.
Veja o conteúdo completo:
Comam o que quiserem na Páscoa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração. Eles abstêm-se de comer carne, mas não falam com os irmãos ou familiares, não vão visitar os pais ou pesa-lhes atendê-los. Não partilham a comida com os necessitados, proíbem os filhos de verem o pai, proíbem os avós de verem os netos, criticam a vida dos outros, espancam a mulher etc.. Um bom churrasco ou um guisado de carne não vai fazer de você uma pessoa ruim, assim como um filé de peixe não vai fazer você santo. Melhor procurarmos ter um relacionamento mais profundo com Deus através de um tratamento melhor ao próximo. Sejamos menos soberbos e mais humildes de coração [Papa Francisco]
A tradição do jejum à carne vermelha na Sexta-Feira Santa é um costume católico transmitida por vários séculos. A penitência se dá como uma forma de respeitar o falecimento de Jesus Cristo.
Leia também: Operário sub-20 ‘massacra’ Prudentópolis por 7×0 pelo Campeonato Paranaense