Moradores de Ponta Grossa utilizaram uma rede social para denunciar aumentos considerados abusivos nas tarifas de água. As queixas foram feitas em uma comunidade de uma rede social, onde diversos consumidores relataram valores muito acima do habitual em suas contas mensais, mesmo sem aumento perceptível no consumo de água.
Leia mais: Justiça concede liberdade provisória a Miguelito em caso de suposta injúria racial contra Allano
Uma moradora compartilhou sua indignação ao receber uma fatura de R$ 961,45, valor que ela afirma estar muito acima do consumo normal de sua residência. “Tô absurdamente assustada com a conta de água desse mês. Nosso consumo mensal é na faixa de R$ 300, por mês, e neste mês veio muito mais do que o dobro na fatura”, escreveu na publicação. Segundo ela, não foram identificados vazamentos ou problemas internos que pudessem justificar o valor elevado.

Outros usuários da comunidade relataram situações semelhantes. “A minha também veio muito alta. Normalmente é em torno de 120 reais e agora veio no valor de 300 reais”, escreveu uma internauta.
Outra moradora afirmou: “Estou com um talão de 259 e outro de 289, sendo que já fazia dois meses que faltava água aqui na região, fora que o hidrômetro gira mesmo desligado. Não vou pagar 600 reais de água. Vou para a justiça”.
Esclarecimentos
A equipe de reportagem do Portal BnT procurou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para entender os motivos que levaram aos aumentos inesperados nas faturas.
Em nota, a Sanepar informou que, especificamente no caso da moradora que recebeu uma conta de quase mil reais, houve uma falha na leitura do mês de março, o que resultou no valor elevado. A empresa informou que a fatura será retificada e reenviada à cliente.
A companhia orienta que todos os clientes que identificarem alterações nos valores da fatura entrem em contato diretamente com a Sanepar, para que cada caso seja avaliado individualmente. “A orientação para todos os clientes que identificarem alterações na fatura é sempre procurar diretamente a Sanepar. Cada caso é avaliado individualmente, daí a necessidade de que o cliente entre em contato primeiramente com a Sanepar para registrar um protocolo que gerará o pedido de verificação”, diz a nota.
A solicitação de verificação pode ser feita pelos seguintes canais:
-
WhatsApp: (41) 99544-0115
-
Programa Reclip (Recuperação de Crédito): https://site.sanepar.com.br/clientes/reclip
-
E-mail e centrais de atendimento: https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones
-
Aplicativo Sanepar Mobile
-
Telefone: 0800 200 0115 (24h, ligação gratuita)
Em Ponta Grossa, os consumidores também podem procurar a Central de Relacionamento, localizada na Rua Balduíno Taques, 1150, ou entrar em contato pelo telefone (42) 2102-4600. Há ainda a opção de registrar solicitações através do formulário disponível no site: https://site.sanepar.com.br/site/contato-ponta-grossa.