Na tarde desta sexta-feira (23), diversos moradores entraram em contato com o portal Boca no Trombone para denunciar a instalação de um ponto de ônibus na Rua Coronel Bittencourt, em frente ao Colégio Sant’Ana, em Ponta Grossa. Segundo relatos, a proximidade do ponto de ônibus com o portão da escola tem gerado preocupações quanto à segurança dos alunos.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a situação, evidenciando não apenas o ponto de ônibus, mas também um buraco que se expande em uma vaga de estacionamento próximo à calçada. O pai de aluno que gravou o vídeo lamentou: “Estamos há mais de 40 dias com esse buraco aqui na esquina do colégio Sant’Ana, bem protegido para não ocorrer acidentes, mas está assim há mais de 40 dias”. O isolamento através de faixa amarela proibindo o estacionamento de veículos no local também é destacado no vídeo. Assista abaixo:
Além disso, os moradores alegam que a prefeitura, por meio da secretaria de transporte, não procurou os pais dos alunos para dialogar sobre a colocação do ponto naquele espaço.
O Professor Antônio Cesar Burnat, do Colégio Sant’Ana, comentou: “Tem vezes que vem ônibus articulado e não entra na vaga destinada ao ônibus e fica atravessado na faixa elevada, tem pais de alunos que usavam ali pois tem projeto escola e agora até essa área diminuiu. Está causando transtorno e perigos, pois há movimentação de crianças e veículos no local.”
Um pai de aluno expressou sua preocupação, afirmando que “até agora permanece o ponto de ônibus no mesmo local, proporcionando caos e muitos problemas no horário de entrada e saída dos alunos. Nossa preocupação é com a segurança de nossos alunos e prevenção de acidentes ou fatalidades.”
Ainda de acordo com pais de alunos, os veículos escolares, especialmente no final da tarde, enfrentam dificuldades para embarcar as crianças com total segurança.
O que diz a prefeitura?
O portal Boca no Trombone buscou a prefeitura para esclarecer os motivos da inserção do ponto de ônibus naquele local. Em nota, o Departamento de Transportes do Município informou que a instalação da estrutura ocorreu em resposta a solicitações da comunidade. No momento, a prefeitura acompanha os reflexos da medida e, se necessário, procederá com a realocação do ponto.
“A esse respeito, o Departamento de Transportes do Município informa que a instalação da estrutura aconteceu em virtude de solicitações da comunidade. No momento, o Município acompanha os reflexos da medida e, caso seja verificada a necessidade de realocação do respectivo ponto, irá proceder com as medidas cabíveis.”
Leia também: Prefeitura entrega carro 0 km da campanha IPTU Premiado