Ponta Grossa

Mulheres representam a maioria dos MEIs em Ponta Grossa

Atendimento_Sala do Empreendedor Boca no Trombone Atendimento_Sala do Empreendedor
Foto: Divulgação
Dados da Receita Federal apontam que segmento de cabeleireiros, elas somam 73,9% dos registros, enquanto no comércio, elas representam 81,6%.

Neste 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa reforça seu compromisso na valorização das mulheres no mercado de trabalho, através de políticas públicas que ampliam oportunidades e promovem o crescimento financeiro feminino.

“Quando fortalecemos o empreendedorismo feminino, estamos promovendo independência, geração de renda e igualdade. Em Ponta Grossa, buscamos criar um ambiente propício para que essas mulheres alcancem o sucesso e se tornem protagonistas de suas histórias”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.

Dados da Receita Federal apontam que as mulheres representam a maioria dos microempreendedores individuais (MEIs) em Ponta Grossa, especialmente em setores como beleza e comércio. No segmento de cabeleireiros, por exemplo, elas somam 73,9% dos profissionais registrados, enquanto no comércio de vestuário e acessórios, elas representam 81,6%.

Um exemplo do impacto das políticas locais é o caso de Lindsay Teixeira, empresária no setor de estética. Ela iniciou como MEI, recebeu apoio da Sala do Empreendedor e, com a participação no programa VOE, conseguiu expandir sua empresa para o porte de microempresa (ME).

“Eu costumava acreditar que havia atingido meu limite, mas ao participar do programa VOE descobri que posso ir além. Em um mercado em constante transformação, manter-se atualizado é essencial, e Ponta Grossa oferece oportunidades para quem deseja crescer. O segredo do sucesso está na dedicação, resiliência e valorização de clientes e colegas, com persistência para alcançar qualquer objetivo”, conta a empresária.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, destaca que as iniciativas voltadas ao empreendedorismo fazem parte da estratégia de desenvolvimento do município, alinhadas aos eixos do Vale dos Trilhos. “Por meio de capacitações, consultorias e parcerias com instituições, como o SEBRAE, trabalhamos para oferecer às mulheres ferramentas necessárias para inovar e crescer, garantindo que Ponta Grossa continue como referência”, completa.

A cidade conta ainda com o apoio de instituições como a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, e o Comitê Sicredi Mulher, que atuam em parceria com a Prefeitura para fomentar o protagonismo feminino nos negócios. “São iniciativas que mostram como o empreendedorismo feminino não é apenas uma alternativa de renda, mas também um motor de transformação social e fortalecimento da economia. Nosso compromisso é claro: continuar promovendo políticas públicas que apoiem e valorizem as mulheres”, finaliza Tônia.

 

Leia também:
Sindilojas pede mudança no Estar Digital de Ponta Grossa em prol de lojistas

 

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)