#VCcomaBNT

Não é golpe: Copel alerta que conta de luz tem mudança no visual

exemplo (29) Boca no Trombone
Reprodução/arte BNT
Confira as mudanças visuais no novo modelo de conta de luz e a explicação do superintendente comercial da Copel, Breno Castro

Vídeos sobre um suposto golpe em contas de luz começou a circular nas redes socias, mais precisamente em grupos do Whatsapp, nesta semana. As imagens mostravam a comparação de duas contas e havia algumas diferenças visuais, seguido de mensagens “induzindo as pessoas a não pagar a conta da Copel”, contou o internauta que encaminhou a denúncia ao Portal BnT. A reportagem foi checar a veracidade da informação e a Copel alerta: não é golpe.

A diferença das contas dos meses passados para agora trata-se de mudança no visual. “A Copel esclarece que a conta de luz dos consumidores está passando por alteração de visual, o que tem provocado a circulação de informações equivocadas em redes sociais”, explicou a empresa.

O caso ganhou força, as pessoas começaram a acreditar que realmente se tratavam de golpe e estão deixando de pagar as contas. O denunciante do caso contou que a vizinha já não iria pagar a conta, no áudio ela dizia: “acredita que estou com uma conta falsa aqui! Eu achei que veio muita luz, muito caro. Você me salvou de um golpe, é bem como no vídeo que não tem esse símbolo do lado da Copel, então é falto. Eu iria pagar hoje”.

O alerta é para que a população se informe por fontes seguras, não apenas por informações que circulam em grupos de Whatsapp. É necessário checar de onde vem a informação e se as empresas ou pessoas relacionadas ao assunto se pronunciaram sobre o caso.

O que mudou?

Para proteger a identidade do cliente, o “número do cliente” foi retirado da conta, e no campo CPF só aparecem os quatro últimos dígitos.

Esta transição ocorre gradualmente em todo o Paraná. Por isso, ambas as versões continuam valendo e são verdadeiras.

A Copel orienta sobre como garantir a segurança no pagamento da conta de luz, em três passos:

  • Acompanhe seu histórico de consumo, aqui pelo site ou aplicativo. Nestes canais, é possível conferir se o valor é o correto. Também é possível emitir uma segunda via para pagamento diretamente no sistema da empresa.
  • No momento do pagamento, confira se ele está endereçado corretamente para a Copel Distribuição. No pagamento por PIX, aparecem ainda o CNPJ da empresa e o banco de recebimento.
  • O recebimento da conta por e-mail ou WhatsApp mais a programação de débito automático em conta são boas opções para reforçar a segurança.

O superintendente comercial da Copel, Breno Castro, explica em vídeo o que está mudando; assista: 

Confira as mudanças visuais no novo modelo de conta de luz emitido pela Copel: 

exemplo (27) Boca no Trombone
<span style=vertical align inherit><span style=vertical align inherit>Copelart BNT<span><span>

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)