Previsão do Tempo

Nova onda de calor volta e PG terá máximas com mais de 30°C

exemplo (11) Boca no Trombone exemplo (11)
Clima Tempo
A reta final do inverno vai ser marcada por dias de calor extremo, com índices muito baixos de umidade do ar. A chuva chega entre a segunda quinzena de setembro

Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e iremos entrar em um novo padrão de onda de calor já a partir da segunda-feira (02).

Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior; é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês; condição que precisaremos monitorar e atualizar, assim como o calor, a expectativa é de chegada de chuva sobre a maioria destas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro.

Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas – os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país, mas, considerando o padrão de maio, tivemos neste mesmo ano, uma que para os padrões daquele mês, também foi forte e com vários recordes de calor.

EM PONTA GROSSA

A previsão é que as temperaturas fiquem 2,5ºC acima da média nos Campos Gerais. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a expectativa é que Ponta Grossa atingia os 30ºC no próxima final de semana. A partir do dia 7 de setembro todos os dias as temperaturas ficam acima dos 30 graus, chegado no ápice no dia 10, com a previsão de 35ºC (as informações podem diferir de acordo com a plataforma consultada). Confira:

WhatsApp Image 2024-08-30 at 10.20.01 Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-08-30 at 10.20.01
Simepar

VOLTA DO FRIO

A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados. Mas até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas, o que agrava ainda mais a situação de queimadas sobre o Brasil Central.

A primavera começa oficialmente no domingo, 22 de setembro e se estende até o sábado, 21 de dezembro. A reta final do inverno vai ser marcada por muito calor no país; o que não é atípico. O período de insolação já é maior, a radiação solar já é mais intensa, conforme a gente se aproxima do equinócio da primavera, como o tempo continua seco ainda com condições hídricas de inverno, isso favorece o maior aquecimento do solo e do ar também! Isto tudo somado aos dias cada vez mais longos faz com o que o ar quente ganhe cada vez mais força.

Com informações Clima Tempo 

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)